2ª visita técnica na ITAIPU BINACIONAL

Os alunos do Unilavras realizaram no primeiro final de semana de novembro de 2013, a 2ª visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu – PR. No total foram 21 alunos acompanhados pelo professor de Instalações Elétricas Márcio Werneck.

A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em energia assegurada. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 12,5% da energia consumida no Brasil.

Segundo Felipe Haddad a visita técnica a Usina Binacional de Itaipu proporcionou um conhecimento único e abrangente em relação à produção de energia elétrica em uma das maiores usinas do mundo. “Visualizamos desde a parte externa da usina, com uma vista panorâmica, até seu interior onde se encontram as turbinas responsáveis por transformar a energia mecânica do movimento da água em energia elétrica. Sem dúvidas foi uma experiência enriquecedora em conhecimentos e abertura de novos horizontes para todos nós.”

“Uma viagem inesquecível que nunca vai sair da imaginação de qualquer pessoa que lá conheceu. Está é uma vista técnica completa onde além de conhecermos ITAIPU que é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno, conhecemos também as Cataratas do Iguaçu que é uma construção fascinante da natureza” citou Antonio Luiz Neves no retorno da viagem.

Esta atividade acadêmica tem como objetivo contribuir com o aprendizado dos alunos a partir da visualização “in loco” da aplicação de técnicas e tecnologias vislumbradas promovendo a integração multidisciplinar com as disciplinas envolvidas.

Deixo aqui meu agradecimento aos gestores do Unilavras que mais uma vez acreditaram neste belíssimo projeto. Aos alunos que participaram da visita técnica meu muito obrigado pela confiança.

Márcio Pereira Werneck