III ENCONTRO INTERNACIONAL DE REITORES UNIVERSIA

Aconteceu, nos dias 28 e 29 de julho, no Rio de Janeiro, o III Encontro Internacional de Reitores Universia e o UNILAVRAS marcou presença no evento.

A Reitora Christiane Amaral Lunkes, juntamente com 1103 reitores de 32 países, participaram do encontro, que tem como objetivo traçar parcerias e definir rumos daUniversisade do século XXI – Uma Reflexão da Ibero-América.

A abertura ficou por conta do presidente do Universia e do Santander, Emilio Botín, que disse que o encontro “é um acontecimento único na história contemporânea das universidades. Nunca antes foi realizada uma reunião tão importante, com executivos representando tantos países”. Nos últimos quatro anos, o Santander destinou 594 milhões de euros a programas universitários. Ele acredita se tratar de um acontecimento de histórico, tanto para o Universia quanto para o Brasil: “Este encontro com a Universidade visa refletir sobre o presente e futuro. É um espaço de debate sobre os desafios das universidades ibero-americanas, fomentando o diálogo e a cooperação com os sistemas universitários de outros países do mundo.

Em seu discurso, Botín afirmou que “a Ibero-américa é uma região jovem, com talento e enorme potencial, que vive momentos cruciais para definir um modelo de desenvolvimento social e econômico sustentável. O pilar para construir esse futuro promissor é uma educação de qualidade, acessível a todos os cidadãos, e que atenda às exigências da sociedade digital emergente”.

O III Encontro busca quatro grandes objetivos: impulsionar a modernização da Universidade, fomentar sua internacionalização, o empreendimento e a inovação universitária, identificar fatores que reforcem o papel de liderança social da Universidade e, por fim, destacar sua importância como produtora de conhecimentos e como instrumento decisivo para o desenvolvimento econômico e social dos países.

Para Botín, “as sociedades capazes de acompanhar as atuais mudanças, que contam com o momento favorável de revolução tecnológico-digital, gerarão emprego qualificado, mais competitividade, internacionalização, progresso e bem-estar”.

Ele também incentivou as universidades presentes a construírem juntas a Carta Universitária do Rio 2014, com conclusões que sejam referência para continuar a avançar na consolidação do espaço ibero-americano do conhecimento, na modernização e na internacionalização das instituições de Educação Superior.

Cerca de 100 mil universitários participaram da fase de preparação de conteúdo do III Encontro de Reitores. Quarenta reitores se dividiram entre três comitês: Internacional, presidido por Carlos Antônio Levi, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Acadêmico, presidido por Carlos Alexandre Netto, reitor da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul; e Organizador, presidido por Ignacio Berdugo, ex-reitor da Universidade de Salamanca.

Cerca de 500 reitores estiveram envolvidos remotamente na seleção dos temas tratados no encontro, como a interação da Universidade com a comunidade universitária, a docência e a pesquisa, a adaptação às novas tendências sociais, o posicionamento diante de novas tecnologias, as estratégias de internacionalização, o financiamento universitário, entre outros.

Invalid Displayed Gallery