Debate Direito Ambiental

Aconteceu no Auditório do UNILAVRAS, no dia 19/09, o “Debate sobre os avanços científicos em confronto com o uso de animais como cobaias”. O evento tratou do tema polêmico sobre os “Aspectos legais da utilização de animais como cobaias em experimentos científicos” e contou com a presença dos alunos do décimo período do curso Direito, bem como seus familiares, alunos dos outros períodos do curso, alguns ex-alunos,  alunos da UFLA e também do Gammon (ensino médio).

O projeto foi aprovado pela Superintendência Geral do UNILAVRAS e coordenado pela professora Patrícia Felizalle Guimarães (cátedra de Direito Ambiental).
Seu objetivo geral é o aperfeiçoamento da aprendizagem na área ambiental, mais especificamente da legislação de proteção à fauna, ao avanço da ciência e o combate aos crimes ambientais, tudo isso dentro dos aspectos da realidade brasileira. Do mesmo modo, oferecer aos alunos e cidadãos oportunidade para troca de conhecimentos de forma participativa e lúdica.

Os jurados (de várias áreas ligadas ao tema, em número de nove)  tiveram participação brilhante, trazendo opiniões, sugestões e esclarecimentos técnicos de extrema validade a todos.

Alguns professores do UNILAVRAS também estiveram presentes com suas turmas (como por exemplo, Prof.ª Érika, Prof. Lucas, Prof. Guilherme, Prof.ª Luciana, Prof.ª Walkíria, Prof. Luiz Cláudio, Prof.ª Adriane, e Prof. Heron).

Contamos também com a presença de representantes da Polícia Ambiental.

Os jurados presentes eram da área do direito, da biologia, da veterinária e da filosofia e ética.

Os nove jurados que, ao final, votaram no grupo que se saiu melhor no Debate foram:

Dr. Carlos Geraldo Teixeira – Juiz Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC-PR;

Dr. Tarciso Moreira de Souza – Juiz Estadual da Comarca de Lavras. Graduado em Direito pela Universidade de Varginha;

Dr. Aécio Rabello – Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Dr. Eduardo Campadelli de Carvalho – Advogado e membro do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente – CODEMA;

Dra. Gabriela Rodrigues Sampaio – Professora na Universidade Federal de Lavras e Presidente da Comissão de Ética em Uso de Animais. Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho;

Ms. Heron de Carvalho – Professor com licenciatura plena em Filosofia, Mestre em Educação pela UNINCOR e Doutorando em Educação pela UNR – Argentina;

Ms. Luciana Aparecida Oliveira Gonçalves – Professora no Centro Universitário de Lavras. Formada em Biologia com mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do UNILAVRAS;

Major PM Ageu Evangelista Ferreira, Comandante da Sexta Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito;

Ms. Walkíria Oliveira Castanheira. Professora e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do UNILAVRAS, Mestre em Direito Penal pela UNIVEM.

Os grupos debateram com muita coerência e objetividade, tratando seus oponentes com respeito e equilíbrio. Em votação apertadíssima o grupo de defendeu o uso de animais em pesquisas científicas saiu vencedor.

Ao final, após as mensagens dos jurados e a leitura do resultado final, todos se cumprimentaram. A sensação foi de vitória para ambos os lados e de um enorme ganho em conhecimentos e reflexões importantes na área ambiental.

Invalid Displayed Gallery