Master Calculus estimulou a aprendizagem da Matemática para as Engenharias Civil e de Produção; confira as fotos

O professor Heverton explica as regras aos participantes e ouvintes

Um dos pilares que mantém a tradição de ensino do UNILAVRAS é a junção da teoria com a prática, proporcionando aos alunos, melhores rendimentos e grande preparo para o mercado de trabalho. Com base nesses preceitos, um projeto iniciado neste semestre sob a coordenação dos professores Heverton Henrique do Carmo Pereira e Keyla de Oliveira, envolveu alunos das Engenharias Civil e Produção, e trouxe muita diversão e espírito de competição. Trata-se da realização do 1º Master Calculus, uma competição entre os alunos da instituição, envolvendo as disciplinas de Cálculo e Equações Diferencias.

De acordo com o prof. Heverton Pereira, a proposta vem desmistificar a ideia da matemática ser uma matéria ‘difícil’ que, segundo ele, está “arraigada na mente de nosso aluno. Ao trabalharmos de forma lúdica e prazerosa na construção do conhecimento, com foco na sua aplicação, possibilitamos ao aluno trilhar por um caminho que ele mesmo tenta construir, fazendo inferências, levantando hipóteses e tirando suas conclusões de maneira independente, com grande interação com colegas e professores”, explicou.

A profa. Keyla de Oliveira também reforçou que o evento contribui para motivar os acadêmicos a participarem de grupos de estudos, além de gerar, ainda, estímulo ao aprendizado da matemática para a obtenção de melhores resultados neste campo do saber.

Os oito finalistas e os professores coordenadores, Heverton e Keyla

Com funcionou?

A competição teve início no dia 11/11/2016, com a presença de 210 alunos, que foram divididos em grupos. Após 3 fases de competições, onde os alunos resolviam questões de integrais, a rapidez e a técnica eram avaliadas pelos professores. Oito alunos foram selecionados para a final, que ocorreu na última quinta-feira, dia 01/12. São eles: 1) Bruno Moreira da Silva (2º período – Engenharia Civil); 2) Hayssa Moreira Franco Rocha (3º período – Engenharia Civil); 3) Luciano Ramos da Silva (3º período – Engenharia Civil); 4) Luís Felipe Rosa da Silva (2º período – Engenharia Civil); 5) Luiz Henrique Fonseca Rezende (2º período – Engenharia Civil); 6) Luiz Otavio Pereira Marcelino (4º período – Engenharia Civil); 7) Randerson Júnior Correa (3º período – Engenharia Civil); 8) Tainá Cristina dos Santos (2º período – Engenharia Civil).

Na final, após uma disputa emocionante, Tainá Cristina dos Santos foi a grande campeã da 1ª edição do Master CalculusIntegral de 2016. Ela foi acompanhada pelos 2º e 3º lugares, Luiz Otavio Pereira Marcelino (2º) e Hayssa Moreira Franco Rocha (3º).

Perspectivas

Na avaliação dos professores, o evento superou todas as expectativas. “A participação dos envolvidos foi expressiva e a dedicação dos alunos na preparação para as competições foi o que mais nos motivou durante o Master Calculus”, disseram Heverton e Keyla, informando que este foi apenas o primeiro: “O projeto Master Calculus não para por aqui. A proposta é que no primeiro semestre de cada ano ocorra o Master Calculus – Derivadas e no segundo semestre o Master Calculus – Integral”, finalizaram.