Brigada de Incêndio UNILAVRAS termina capacitação

Brigadistas

Brigadistas

Compromisso com a educação, mas também com a vida e com o patrimônio da nossa instituição.  Tendo em mente essa responsabilidade, a equipe do setor de Recursos Humanos e a gestão da CIPA, em parceria com o batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Lavras, promoveu nesse mês de fevereiro a capacitação da segunda turma da Brigada de Incêndio do UNILAVRAS.

Assim, nos dias 14, 15 e 18 de fevereiro, nossos brigadistas foram treinados pelos Soldados Bombeiros  para prevenir e combater princípios de incêndio e também atender primeiros socorros.

É importante que tenhamos consciência da importância da iniciativa: nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver pessoas treinadas e capacitadas para operá-lo. Pessoas que, com conhecimento e capacitação para situações imprevistas e de emergência, com controle emocional e ainda com conhecimento de técnicas de primeiros socorros, serão decisivas em situações críticas, salvando empresas de sucumbirem diante do fogo e evitando que vidas sejam perdidas.

A Brigada de Incêndio é um grupo organizado de voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono da edificação, combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida. Segundo o Corpo de Bombeiros, as atribuições de uma Brigada de Incêndio são de prevenção e combate ao sinistro, englobando ações de prevenção e de emergência.

As ações de prevenção são:

  1. Avaliação dos riscos existentes;
  2. Inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio;
  3. Inspeção geral das rotas de fuga;
  4. Elaboração de relatório das irregularidades encontradas;
  5. Encaminhamento do relatório aos setores competentes;
  6. Orientação à população fixa e flutuante;
  7. Exercícios simulados.

Ações de emergência são:

  1. Identificação da situação;
  2. Alarme/abandono de área;
  3. Acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa;
  4. Corte de energia;
  5. Primeiros socorros;
  6. Combate ao princípio de incêndio;
  7. Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros;
  8. Preenchimento do formulário de registro de trabalho dos bombeiros;
  9. Encaminhamento do formulário ao Corpo de Bombeiros para atualização de dados estatísticos

Estas recomendações técnicas estabelecem as condições mínimas para a formação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e áreas de riscos.

Nosso agradecimento à prontidão e boa vontade dos instrutores do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, parabéns e nossa gratidão aos colegas voluntários da Brigada de Incêndio do UNILAVRAS por assumirem mais esse compromisso, zelando pela instituição e por nossa vida. Valeu, moçada!!