No Direito, a disciplina de Português permite as primeiras aproximações com a linguagem acadêmica

Na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada no primeiro período do curso de Direito do UNILAVRAS, é realizado um trabalho dentro da perspectiva da teoria de gêneros textuais. Segundo a responsável pela disciplina, profª Aline Fernandes Melo, essa teoria permite aos estudantes melhor interpretar as diferentes realidades em que podem estar inseridos, assim como colaborar para produção e compreensão de textos dentro do âmbito em que possivelmente atuarão.

“- Com o intuito de olhar para o contexto, foram abordados alguns pressupostos, em sala de aula, que perpassam o ambiente acadêmico, como o tipo de linguagem e algumas normas para agregar a escrita científica. Posteriormente, foi realizada uma atividade em grupo, momento em que os estudantes tiveram a oportunidade de elaborar um trabalho escrito, e apresentá-lo com o suporte de um banner”, explicou professora Aline.

O objetivo da atividade foi aproximar os estudantes da escrita e da linguagem acadêmica, assim como dar-lhes a oportunidade de praticar a oralidade. Levando em consideração que o ambiente acadêmico é um “novo mundo” para o estudante do primeiro período, e que existem possibilidades e desafios que o futuro advogado poderá enfrentar para atuar no campo que envolve a oralidade.

Segundo a professora, os acadêmicos avançaram na proposta e deram um “show”, tanto na elaboração dos trabalhos, quanto nas apresentações. Confira as fotos que registram a atividade.