Programa Vital: Leishmaniose

Nesta quarta-feira, dia 5 de abril, aconteceu mais uma edição do Programa Vital. A palestra da noite teve como tema, Leishmaniose: Saúde humana e animal em risco, ministrada pelos Professores Richardson Costa Carvalho, gerente de Vigilância Epidemiológica e tutor do ensino a distância do Unilavras e Thiago Pasqua Narciso, médico veterinário, Professor do curso de medicina veterinária do Unilavras e mestre em ciências veterinárias pela Universidade Federal de Lavras.

A importância do tema se dá pois, Lavras tem 3 casos da doença e uma morte confirmada. Segundo a Secretaria de Saúde, a causa da morte de um homem de 36 anos foi leishmaniose visceral. Ele foi diagnosticado com a doença em janeiro, chegou a fazer tratamento, mas o quadro de saúde acabou se agradando. A outra paciente é uma adolescente de 13 anos que passou por tratamento e está bem. Os outros dois casos são de leishmaniose tegumentar americana, popularmente conhecida como ferida brava, mas a doença não evolui.

O Professor Thiago explicou sobre a Leishmaniose Viceral, forma mais grave da doença e o seu ciclo no corpo do animal. Falou ainda sobre o mosquito transmissor, dentre outras colocações. O Professor Richardson abordou em sua fala a questão de Saúde Pública, contaminação humana, seus cuidados, tratamentos e o que vem sendo realizado na cidade. Uma informação muito ressaltada na discussão é que o cachorro é um hospedeiro comum, assim como o homem. Por isso, a doença em cães representa um sinal de alerta, porém, isso não significa que o animal seja o vilão. O mosquito Lutzomyia longipalpis, conhecido como mosquito palha, é o transmissor da Leishmaniose.

O evento realizado pelo departamento de extensão da Unilavras, cumpriu seu papel de esclarecer e permitir a discussão de um tema tão relevante, tanto para o seu meio acadêmico quanto para a comunidade que necessita entender melhor a zoonose para colaborar a cada dia nesta questão de Saúde Pública.

Unilavras                  Unilavras-3

Unilavras-6                  Unilavras-4