Visita técnica do curso de Direito à Brasília

Nos dias 05, 06 e 07 de março, acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário de Lavras, sob a supervisão do coordenador do Curso, Profº. Luiz Cláudio Borges e orientação do Profº. Giovani Gomes Guimarães, realizaram visitas técnicas, em Brasília – DF. Os aluno conheceram o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, os Tribunais Superiores (STF – Supremo Tribunal Federal –  STJ – Superior Tribunal de Justiça e TST – Tribunal Superior do Trabalho )  e Congresso Nacional.

Na visita ao TST os acadêmicos e professores conheceram as instalações do Tribunal, bem como o museu do antigo Conselho Nacional do Trabalho. Tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão da SDC – Seção de Dissídios Coletivos, com presença destacada e sendo recepcionado pelo atual presidente do TST, Ministro Brito Pereira. Na ocasião assistiram sustentações orais dos profissionais do direito em recursos ordinários em mandado de segurança.

Na visita ao STJ, os acadêmicos como participantes do Projeto “Saber Universitário da Justiça”, daquele Tribunal, além de conhecerem as instalações do STJ, receberam orientações e informações sobre a composição e funcionamento daquela corte, tendo a oportunidade de assistirem, com presença destacada, julgamento da Corte Especial composta por 15 Ministros. Na ocasião, também assistiram a sustentação oral.

Ainda no STJ, participaram do Lançamento Nacional da Campanha “Declare seu Amor”, que busca incentivar os cidadãos a fazerem doações para os fundos dos direitos da criança e do adolescente, com possibilidade de dedução no Imposto de Renda. Foram recebidos pelo Ministro João Otávio de Noronha, com quem trocaram algumas palavras.

Na visita ao STF, os acadêmicos conheceram as instalações, composição e funcionamento do Órgão, a Galeria de Ex-Ministros e um pouco da história da Justiça, com visitação ao salão nobre e contemplação dos bustos de personalidades da história da Justiça, como D Pedro I, Rui Barbosa, Teixeira de Freitas, Pedro Lessa e Epitácio Pessoa, além de assistirem, julgamento nas Turmas, quando presenciaram a intervenção de profissionais da advocacia, com destaque ao advogado mais festejado pela mídia Dr. Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakai, que proferiu uma brilhante sustentação oral.

A visita ao Congresso Nacional compreendeu a visitação às instalações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, incluindo os plenários dessas duas casas, os diversos salões, os bustos e galerias de Presidentes do Senado da República e da Câmara e o museu do Senado, além de visualizar com clareza todas as etapas do processo legislativo (processo de elaboração das leis).

A visita técnica compreende um método inovador de ensino, interligando teoria e prática, firmando-se como ferramenta didática hábil a preparar o discente do curso de Direito, além de promover a interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Direito, pois, no decorrer da visita técnica, o discente tem a oportunidade de fazer um resgate de  conteúdos vistos em sala de aula, desde a Introdução ao Estudo do Direito, o Direito Constitucional, o Direito Processual Civil, o Direito Processual Penal, a Organização Judiciária, o Processo Legislativo, a Ética Profissional, a Prática Jurídica, a História e várias outras matérias previstas no Projeto Pedagógico do curso de Direito do Unilavras.

Para o Coordenador do curso esse projeto veio para ficar: “O projeto terá duração permanente, oportunizando assim a participação do maior número possível de acadêmicos e de professores. Parabenizo os acadêmicos que de forma ordeira e comprometida, se portaram de forma exemplar, observando as regras e etiquetas estabelecidas pelos órgãos visitados, trazendo na bagagem uma experiência ímpar e deixando registrada uma imagem positiva da nossa Instituição”, disse Luiz Cláudio Borges.

Os alunos retornaram animados e com muitas experiências positivas a relatar. “Foi de extrema importância essa viagem para nós alunos do curso de Direito, pois pudemos ver na prática o que estudamos em sala de aula, vivenciamos a experiência com o mundo jurídico real e percebemos a importância que tem estarmos bem preparados, pois isso agradeço imensamente o Unilavras e professores que nos acompanharam, agradeço também por essa visão humanística que a universidade tem de proporcionar a todos estudantes momentos que nos deixarão a um passo à frente sempre”, relatou Karine, do 7º período.

“E assim chega ao fim mais uma experiência adquirida, oportunidade de aprendizado e vasto conhecimento adquirido através de uma visita técnica à cidade de Brasília em nossas instâncias maiores e ou superiores, proporcionada pela instituição a qual tenho o privilégio de fazer parte: Unilavras. Através da iniciativa de nosso coordenador do curso de direito Dr. Luiz Cláudio Borges, o qual a cada dia mostra mais para o que veio, pois com seu jeito dinâmico e comprometido, envolve de forma formidável Instituição e alunos, portanto, fica aqui meus agradecimentos e apreço…menciono e agradeço também nosso professor Giovane, o qual nos conduziu e nos transmitiu muito conhecimento de acordo em que dúvidas iriam surgindo, pessoa que também passei a admirar ainda mais…e enfim a todos os amigos e colegas que nos acompanharam.” Fabiano, do 7º Período.