Unilavras contribui para implantação da Apac em Lavras

O Núcleo de Práticas Jurídicas do Unilavras, realizou no dia 21 de junho a palestra: Conhecendo o método APAC, no auditório da Instituição. O evento teve como objetivo auxiliar na implantação e desenvolvimento da APAC em Lavras através de assessoria jurídica e psicológica aos reeducandos.

A Palestra foi o primeiro passo para o projeto dos cursos de Direito e Psicologia do Unilavras, que tem como objetivo atuar juntamente com os alunos na instalação e funcionamento da APAC no município de Lavras, visando a ressocialização do condenado com a consequente redução do índice de criminalidade nessa Comarca. Participaram do evento a Juíza de Direito da 2ª Vara Criminal e Vara de Execução Penal Dra. Zilda Maria Youssef Murad Venturelli, a Promotora de Justiça que atua perante a 2ª Vara Criminal e Vara de Execução Penal, Dra. Ivana Andrade Souza e a Vice-presidente da APAC de Perdões/MG Isilda Rodrigues Neves.  O evento contou ainda com a presença do Juiz Federal da subseção de Lavras, Dr. Maurílio Freitas Maia; do vice-presidente da OAB/Lavras, Dr. Davi Olímpio de Carvalho; do Defensor Público que atua perante a Vara de Execução Penal, Dr. Adailton José de Carvalho e do vereador Elias Freire Filho e do presidente da APAC/Lavras Amauri Ney Soares.

O método de Associação de Proteção e Assistência a Condenados (APAC), criado em 1973 e presente em vários estados brasileiros e até no exterior. O objetivo é humanizar as prisões, melhorando as condições dos presídios e da vida dos encarcerados. A Associação foi uma das finalistas do Prêmio Innovare, uma das premiações mais respeitadas da Justiça brasileira.

No Brasil, são 43 Apacs. Dessas, 36 estão em Minas Gerais. O índice de reincidência está em torno de 10% hoje em dia. O sistema convencional tem em torno de 80%. A liberdade é o final do caminho.