Projeto alerta sobre os perigos das ISTs na adolescência

O objetivo do projeto “Eu me cuido e você?”, que trata das Infecções Sexualmente transmissíveis (IST) na adolescência, é apresentar e orientar jovens do ensino médio quanto as doenças sexualmente transmissíveis, incentivando a prevenção e os cuidados necessários que se deve ter. O projeto de extensão é desenvolvido pelos alunos do curso de Enfermagem.

A primeira ação do projeto ocorreu no dia 14/09, no auditório I do Unilavras para 30 alunos do ensino médio do Colégio Universitário Canísio Lunkes. Foram duas horas de apresentação, na qual os estudantes receberam orientação sobre as ações de promoção, prevenção e reconhecimento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis.

De acordo com estudo do Ministério da Saúde a incidência desses tipos de infecções entre adolescentes aumentou cerca de 49%, reflexo da prática sexual desprotegida, imaturidade e falta de orientação apropriada, seja no ambiente familiar ou escolar. Sob a supervisão da Profª Karla Coutinho, os alunos farão palestras sobre o tema em todas as escolas da rede pública de Lavras.