Perito Criminal Federal reconhecido no país faz palestra no Unilavras

O Unilavras realizou, como parte das aulas presenciais do curso de Pós-Graduação em Ciências Forenses, uma palestra com o perito Criminal Federal Jesus Antônio Velho, da cidade de Belém/PA. O evento reuniu alunos de pós-graduação e graduação do Curso de Direito. Peritos criminais da Comarca de Lavras também participaram.

Jesus, que também é professor adjunto da Universidade de São Paulo (USP), câmpus Ribeirão Preto, apresentou o caso que marcou o Brasil em 2017, a Chacina de Pau D’Arco no Estado do Pará, com 10 mortes de posseiros e o indiciamento de 14 policiais. Nesse caso de imensa repercussão, o perito liderou a maior reprodução simulada no país e conseguiu concluir o laudo pericial, que apresentou de forma exclusiva para os alunos junto dos elementos analisados. O perito participou de uma seção de fotos com o público presente, autografou alguns livros e ainda distribuiu três exemplares de obras como brindes.

Após a palestra, o professor convidado conduziu as aulas no curso de pós-graduação com os alunos. “No sábado foi feita uma simulação de um local de crime (foto) e experimentos sobre manchas de sangue realizando uma rica discussão, o que engrandeceu a formação dos alunos. O curso dado pelo professor Jesus é, praticamente aplicado em todas as capitais do Brasil no curso de pós-graduação e também no exterior”, diz professor Tales Giuliano Vieira .

Oportunidade

Durante o encontro em Lavras Tales foi convidado pelo perito Jesus para compor uma mesa redonda na edição do congresso nacional da área, que ocorrerá de 04 a 08/11/18, além de participar da comissão de avaliação do Prêmio Forense Nacional. “Pretendo aceitar o convite, pois será uma ótima oportunidade para falar sobre o trabalho da perícia em Lavras e divulgar nosso curso de ciências forenses, o qual foi muito elogiado pelo perito, já que tem conhecimento de vários, mas nenhum dessa forma que fazemos”, explica Tales.