Unilavras faz levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal dos alunos atendidos pelos Centros Municipais de Educação Infantil de Lavras

Após solicitação da Secretaria de Saúde de Lavras, a coordenação do curso de Odontologia, por meio da professora Márcia de Fátima Soares, com apoio dos estudantes do 10º período do curso de Odontologia do Unilavras, realiza o primeiro levantamento na área da saúde bucal de alunos matriculados na rede pública de ensino em Lavras.

Foram examinadas crianças com idades entre 18 e 36 meses e entre 5 e 12 anos. O objetivo é fazer o levantamento e, por meio dos resultados obtidos traçar um planejamento com ações de prevenção e recuperação da saúde bucal no município. Os dados coletados na amostra foram registrados em formulários. Os atendimentos são realizados nas escolas.

Segundo professora Márcia, os casos de lesões de mucosa encontrados serão encaminhados para a Clínica Odontológica do Unilavras, para acompanhamento e tratamento. O estudo, que começou em agosto, terminará em dezembro de 2018. “Através do levantamento será obter informações concretas sobre a saúde bucal dos alunos dos CMEIs e traçar planos de ação para prevenir e tratar os casos encontrados”, explica Márcia.

Saúde bucal: cuidados são fundamentais

 Uma boa higiene ajuda a diminuir e muito o desenvolvimento das doenças da boca. Para manter um sorriso bonito e saudável, é preciso ter alguns cuidados diários como: escovar bem os dentes após cada refeição e ainda fazer o uso do fio dental. É importante observar durante a escovação se existem manchas avermelhadas, inchaço, caroços ou placas esbranquiçadas. A qualquer sintoma deve-se procurar um especialista. Uma alimentação equilibrada também contribui para uma boa saúde bucal.