Dia Internacional da Síndrome de Down é marcado com atividade no câmpus

Alunos do 4º e 5º períodos do curso de Psicologia do Unilavras promoveram no hall de entrada da instituição, uma ação que lembrou o Dia Internacional da Síndrome de Down. As atividades foram coordenadas pela professora Cleonice de Faria Barbosa, que ministra a disciplina Psicologia Escolar e Educacional. “O objetivo hoje é apresentar para a comunidade a diversidade,  valorizá-la e fazer com que o aluno pense e reflita sobre o preconceito e a intolerância”.

As atividades envolveram distribuição de folhetos informativos e orientações. Houve ainda uma dramatização feita pelos alunos. Vestidos com roupas pretas, vendas nos olhos e placas com perguntas nas mãos, eles chamaram atenção da comunidade acadêmica.

Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado todo dia 21 de março. A data foi criada com o objetivo de lutar pela igualdade de direitos, bem-estar e inclusão das pessoas com a doença.

A síndrome é uma mutação do material genético. Os motivos da ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos. O que se tem comprovado pela pesquisa é que a doença começa na gestação, na formação das células do embrião. São formados 47 cromossomos, sendo que o correto seriam 46.