Ação educativa promovida por estudantes do Unilavras orienta pessoas com diabetes

Na última sexta-feira, dia 22, estudantes do 4º e 5º períodos do curso de Enfermagem do Unilavras, participaram de uma ação educativa no Mercado Municipal de Lavras. O objetivo foi tentar aproximar das pessoas com diabetes e apresentar os projetos e ações de prevenção e promoção da saúde desenvolvidos pelo Unilavras. A atividade foi realizada em conjunto com a Associação Amigos dos Diabéticos de Lavras e a Secretaria Municipal de Agricultura.

Durante a ação foi feito um registro de todas as pessoas portadores da doença para que possam participar das atividades como: consultas de enfermagem, avaliação dos pés, palestras e rodas de conversas, dentre outros trabalhos que serão promovidos no decorrer deste ano no Unilavras.

Foram realizados alguns procedimentos básicos como aferição de sinais vitais (pressão arterial, oximetria de pulso e frequência cardíaca) e mensurados valores de glicemia capilar daqueles que já possuem um diagnóstico ou risco para diabetes. A nutricionista da associação realizou uma triagem com os pacientes e também foi feito um pré-cadastro para um futuro acompanhamento.

“Espera-se que, através desse primeiro contato, os estudantes sejam capazes de desenvolver um olhar crítico-reflexivo para esses pacientes, conhecendo suas maiores necessidades a fim de que possamos planejar juntos, futuras intervenções”, comenta a professora que acompanhou a turma, Rosyan Carvalho Andrade.

Cerca de 50 pessoas com diabetes participaram da ação educativa. Segundo professora Rosyan, a expectativa é que elas se sintam mais motivadas a cuidarem da saúde e viver com uma qualidade de vida melhor.

A próxima atividade acontecerá no dia 26 de abril deste ano.