Unilavras promove Pré-Fórum Mineiro de Psicanálise

Nessa quinta-feira (04), foi realizado no auditório I do Unilavras, o Pré-Fórum Mineiro de Psicanálise, que teve como tema “O lugar do estranho na contemporaneidade”. O evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área.

A abertura do Pré-Fórum foi feita pela professora e psicanalista Magali Milene Silva e pelo também psicanalista e membro da Comissão Científica do X Fórum Mineiro de Psicanálise, Sávio Theodoro. O objetivo foi contribuir com sugestões para a décima edição do Fórum Mineiro de Psicanálise, que será realizado nos dias 12 e 13 de julho de 2019, na cidade de Divinópolis/MG.

A coordenadora do curso de Psicologia Michelli Godoi Rezende acompanhou o evento. Para discutir sobre o tema e avaliar as ferramentas metodológicas disponíveis na psicanálise, ocorreu uma mesa redonda com os convidados e público presente.

“O nosso propósito aqui hoje é discutir os tempos atuais, o estrangeiro-familiar, os novos sintomas, trazer aquilo que é nosso, aquilo que já vivemos, mas que está recalcado”, diz o psicanalista convidado Sávio Theodoro.

X Fórum Mineiro de Psicanálise

“Ex-tranho: a psicanálise @s voltas com unheimliche” será o tema geral da 10ª edição do Fórum Mineiro de Psicanálise. O objetivo do evento é manter o desafio ético e levar adiante a Psicanálise. O Fórum é realizado há mais de 10 anos, e desde o primeiro são promovidas ações em várias cidades mineiras, com a intenção de construir espaços de interlocução em torno dos assuntos e questões que envolva a temática psicanálise.

O X Fórum Mineiro de Psicanálise, que será realizado em Divinópolis, tem como proposta este ano destacar o texto “Das Unheimliche”, escrito por Freud em 1919. O encontro será palco para discussões o que texto propõe, e tentar avançar nas questões que envolvem o caminho da Psicanálise.