Projeto de Extensão leva Arquitetura nas Escolas

Nos últimos meses, estudantes participantes do projeto “Cabana Encantada” realizaram duas atividades práticas para alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Unilavras. “Os trabalhos visam levar o universo da Arquitetura e do Urbanismo para as crianças participantes”, diz a professora responsável pelo projeto Janaina Faleiro Lucas Mesquita.

O objetivo do projeto de extensão é levar uma visão ampla das disciplinas de arte e arquitetura para jovens e crianças da comunidade de Lavras, e ampliar o campo de visão de mundo dos envolvidos. O projeto tem como propósito ainda desenvolver a criatividade tanto dos jovens graduandos envolvidos no projeto quanto das crianças que recebem a ação.

Cabana Encantada

A proposta é que o trabalho seja desenvolvido com uma metodologia baseada no livro “Casacadabra”, das autoras Simone Sayegh, Carolina Hernandes e Bianca Antunes. Casacadabra “[…] é um livro de arquitetura para crianças, com propostas de interatividade e de atividades para serem realizadas em casa e na escola”. O livro estimula a criança “[…] a pensar sobre sua casa e sua cidade, e desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta” (PISTACHE EDITORIAL, 2016).

O livro é indicado para crianças a partir de 7 anos. “Assim, iremos usá-lo como base, porém serão desenvolvidas estratégias para que as ações do projeto também possam ser aplicadas com jovens e até adultos”, explica professora Janaína. A partir das ações realizadas espera-se levar uma visão ampla da arte e da atuação do arquiteto e urbanista na sociedade, divulgando a profissão e conscientizando as pessoas da importância desse profissional para a sociedade.