Ginástica cerebral

Uma metodologia ativa desenvolvida com os alunos do 5º e 6º períodos do curso de Fisioterapia intitulada “Aprendizagem baseada em projeto”.

Eles tiveram uma aula sobre tratamento e prevenção de demências, e em seguida desenvolveram, em grupos, um nome fantasia, a ideia principal e a metodologia de execução de cada projeto (“Tirando o chapeu”, “Pense pesque”, “Corrida das cores”, “Circuito das descobertas” e “Cabidoso”). O tema central dos projetos era “Ginástica cerebral”, uma técnica fisioterapêutica associada à prevenção e tratamento de distúrbios cognitivos.

Durante um mês, os grupos se organizaram e produziram os materiais de acordo com os objetivos traçados para cada projeto no dia da aula. No dia 26/06, 5 idosas vieram à Instituição e participaram da aplicação dos projetos, que envolveram a ativação das capacidades cognitiva, física e funcional em geral (raciocínio, memória, equilíbrio, sensações, desafios e obstáculos). A criatividade e o empenho dos alunos foram surpreendentes.