Viagem Formativa

Domingo, dia 24/11, foi dia de Viagem Formativa para o curso de Educação Física do Unilavras, que vem sempre buscando construir pontes entre teoria e prática para uma verdadeira práxis educativa. Os alunos sob o comando do professor Álex Sousa Pereira com a ajuda dos professores Alex Ribeiro Nunes e Natalia Oliveira de Moura foram à cidade de Luminárias/MG onde realizaram uma trilha muito intensa, tanto emocionalmente quanto de reflexões sobre o campo da Educação Física.

Ocorreram vivências práticas e reflexões sobre:

– A classificação de Jogo proposta por Roger Caillois em “Os Jogos e os Homens”, especificamente sobre os de Ilinx (Jogos de Vertigem);
– Como os professores/profissionais de Educação Física podem trabalhar e estudar as Práticas Corporais de Aventura na Natureza e
– O Ecoturismo, como um turismo que respeita e preserva o equilíbrio do meio, fomentando a educação ambiental, um turismo ecológico e não predatório.

Os alunos fizeram uma trilha, slackline, pique-nique e também passaram por uma simulação de acidente à qual tiveram que socorrer a vítima vivenciando na prática uma situação próxima à realidade.

A interdisciplinaridade entre algumas disciplinas que estão cursando neste semestre, como “Recreação e Lazer”, “Socorros Urgentes” e “Projeto Integrador I”, possibilitou aos alunos vivenciar uma experiência prática intensa, reflexiva e formativa!