Aulas Presenciais On-line: e agora?

FAQ

As atividades Presenciais estão sendo ofertadas, excepcionalmente no período de quarentena devido ao COVID-19, de forma on-line.

Sempre fica alguma dúvida de como está sendo essa mudança, então, preparamos essas perguntas e respostas para ajudá-los.

PERGUNTAS FREQUENTES

01. Qual a diferença da modalidade Presencial para o EAD neste momento?

Por causa do período de quarentena, as aulas da modalidade presencial migraram temporariamente para a sala virtual do Blackboard. No presencial, as aulas acontecem ao vivo, e são ministradas pelos professores da disciplina que estão programadas para o período letivo. É possível, também, tirar as dúvidas em tempo real e pelo bate-papo. O professor também disponibiliza material extra para reforçar o aprendizado. Os alunos do Semipresencial e EAD têm acesso às aulas que são gravadas pelos professores e contam com o auxílio dos tutores e professores.

02. Como serão minhas aulas a partir de agora?

Todos vocês, alunos, deverão acessar suas respectivas disciplinas no Portal Unilavras (Sala Virtual – Blackboard). Através da ferramenta Encontro Virtual as aulas serão ministradas pelos professores de forma on-line em seus respectivos horários de aula – ex.: terça-feira das 18h45 às 20h25; sábado das 9h às 10h40. Não deixe de seguir os horários de aula. Essa é a melhor forma de sucesso!

03. Só posso acessar as salas virtuais nos horários das aulas?

Lembrem-se que as aulas não se restringem apenas aos horários programados. Os professores disponibilizarão, no ambiente virtual (Blackboard), atividades continuadas e programadas de estudo durante as semanas letivas. Não se esqueçam que poderão enviar dúvidas pelos meios de comunicação na sala virtual (mensagens ou em discussões). Caso você não tenha conseguido acessar no horário da aula, fique tranquilo, os professores deixarão gravadas e disponibilizadas suas respectivas aulas on-line.

04. Caso não consiga entrar no encontro virtual o que devo fazer?

Inicialmente mantenha a calma. Lembre-se que você poderá manter uma comunicação com seu professor e colegas através mensagens e/ou discussões. Após restabelecido o acesso ao encontro virtual, planeje seu acesso à ferramenta e participe de sua aula on-line. Caso o acesso ao encontro virtual não seja possível nesse momento, você poderá acessar em outra oportunidade e assistir as aulas que ficarão gravadas.

05. Terei alguma prova e/ou algum tipo de atividade avaliativa?

Atividades avaliativas anteriormente programadas (ex.: APS, testes, dentre outros) e/ou passíveis de serem ajustadas para a modalidade a distância serão mantidas. Novas atividades avaliativas pontuadas serão suspensas, mas nada impede que o professor simule avaliações, testes e outras atividades avaliativas sem atribuir, de fato, pontuação a elas.

06. Como serão as aulas práticas?

Disciplinas estritamente práticas poderão ser mediadas pelos professores através de materiais didáticos compatíveis com a natureza da disciplina, quando pertinente. As atividades que exigem a prática de vocês serão repostas em momento oportuno.

07. Como será computada a frequência nas aulas?

O acesso de vocês na ferramenta encontro virtual permite conferir a presença nos horários das aulas (horário de entrada e saída na sala virtual). Lembrem-se das outras atividades propostas por seus professores. Eles estarão acompanhando a participação de todos vocês.

Dúvida ou dificuldade para acessar a Plataforma Digital, entre em contato com a gente.

ate@unilavras.edu.br

FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

01. Qual a diferença da modalidade Presencial para o EAD neste momento?

02. Como serão minhas aulas a partir de agora?

03. Só posso acessar as salas virtuais nos horários das aulas?

04. Caso não consiga entrar no encontro virtual o que devo fazer?

05. Terei alguma prova e/ou algum tipo de atividade avaliativa?

06. Como serão as aulas práticas?

07. Como será computada a frequência nas aulas?

ate@unilavras.edu.br