Como manter a rotina de estudos na quarentena?

Com o avanço da COVID-19, diversas escolas e faculdades suspenderam as aulas presenciais e cancelaram as atividades práticas realizadas em laboratórios e clínicas. Mesmo sabendo que as suspensões são indispensáveis nesse momento, muitos alunos também ficam preocupados com o andamento do semestre letivo.

Como aqui no Unilavras as aulas migraram para a plataforma on-line, os cursos estão mantidos e os nossos estudantes continuam aprendendo de casa. Mas, e a rotina? Como manter a produtividade e o aprendizado? Separamos algumas dicas que poderão te ajudar neste momento. Confira:

1 – Siga uma rotina
Não é porque as aulas estão suspensas na modalidade presencial que você não pode seguir uma rotina de estudos. É interessante fazer as mesmas coisas que você já fazia antes: acordar cedo, tomar café e seguir com as atividades do dia. Na hora da aula, acompanhar atento, fazer anotações e colocar as leituras recomendadas pelos professores em dia.

2 – Defina seu local de estudos
Um dia você estuda no quarto, no outro na sala, assistindo televisão. Não ter um local específico para estudar pode te desconcentrar. Escolher um espaço que seja ventilado, silencioso e com boa iluminação é importante. Fique atento, também, se a cadeira se adapta bem à sua coluna, já que você ficará ali entre duas e quatro horas diárias. Tenha sempre com você uma garrafa com água e utilize roupas confortáveis.

3 – Mantenha contato com seus colegas e professores
Surgiu aquela dúvida na hora que o professor está explicando o conteúdo e não dá para quebrar a linha de raciocínio? Anote e depois mande para o professor. Ele está ali para ajudar a esclarecer qualquer dificuldade que você tenha sobre o assunto abordado. Seus colegas podem estar na mesma situação. Vale a pena, também, compartilhar seus conhecimentos e técnicas que adotou para complementar as aulas e atividades.

4 – Tenha equilíbrio
Faça pequenas pausas entre as aulas on-line. Siga essa rotina como seria a da faculdade. Aproveite o intervalo para fazer um lanche e beber água. Faça alongamentos, e não fique sentado neste período, pois logo você terá outras aulas, que vão demandar mais tempo em uma posição só. Tire um tempinho do seu dia, também, para revisar o conteúdo que você viu naquele dia, ou no dia anterior, mas nada de abusar! Procure ler outros tipos de livros, escute música e veja alguma série ou filme. Não esqueça que tudo na vida é equilíbrio.

Dica extra: FIQUE EM CASA!
Todos nós sabemos dos perigos que a COVID-19 apresenta. São diversos casos e mortes confirmados no Brasil e mundo. É essencial ficar em casa e sair só quando extremamente necessário! Siga as recomendações dos órgãos de saúde! #ficaemcasa