Como economizar energia elétrica no período de pandemia?

Por Evandro Pereira, Caio Carvalho e Cecília Contijo, dos cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Unilavras.

 

Todos vocês já devem ter recebido sua conta de energia do mês passado e levado um susto! Sim, neste período de isolamento, seria óbvio que o consumo de energia de nossas casas aumentasse também. Uma vez que estamos todos trabalhando em home office, os computadores de toda a família mais do que nunca estão ligados, os celulares, as TVs, os eletrodomésticos para cozinhar… são diversas tarefas em casa, que antes não fazíamos com tanta frequência. Então como resolver este impasse?

Calma, nós reunimos um time de professores da Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias do Unilavras, para passar algumas dicas e ações que podemos fazer em nossas casas para economizar e diminuir nosso consumo de energia nesses dias de quarentena. As principais dicas são:          

– A iluminação natural em nossas casas

– Novas tecnologias usadas na iluminação artificial (LED)

– Produção de energia sustentável

Momentos de crise trazem aprendizados e mudam perspectivas futuras. A pandemia, causada pelo novo coronavírus, está trazendo uma grave crise econômica. As estimativas de crescimento na economia do Brasil já não são mais as mesmas e, por isso, devemos nos preparar e reduzir ao máximo nossos custos fixos. Vamos, então, entender melhor como podemos fazer isso em relação a nossa conta de luz?

 

  • A iluminação natural em nossas casas

Aproveite melhor a iluminação natural dos espaços onde você está trabalhando, ou estudando com seus filhos. Aproveite a luz do sol: tenha ele como aliado na iluminação da sua área de trabalho. Sabemos que a melhor iluminação para desenvolver nossas tarefas é a luz natural que vem do sol. Sempre que possível, tente trabalhar durante o dia e escolha locais bem iluminados, com uma boa iluminação indireta, evitando a necessidade de acender lâmpadas. Além de você se sentir naturalmente mais disposto, a iluminação natural fará com que você se sinta menos cansado visualmente. Caso você e sua família precisem trabalhar durante o período da noite, uma dica é se organizarem para usar um mesmo cômodo da casa enquanto trabalham ou estudam. Isto vale, também, para outros momentos em casa nesta quarentena, como, por exemplo, todos assistirem TV juntos.

 

  • Novas tecnologias usadas na iluminação artificial (LED)

Você sabe se suas lâmpadas estão tendo uma eficiência energética adequada? Se você é daqueles que ainda não optou por substituir suas lâmpadas antigas por lâmpadas LED, continue a ler este tópico. Você vai se surpreender e se convencer de uma vez por todas que vale a pena investir em lâmpadas LED em sua casa.

Há alguns anos, a maioria das lâmpadas destinadas à iluminação residencial era do tipo incandescente, que consumia muita energia e durava um curto período de tempo. A partir de 2017, estas lâmpadas foram proibidas de serem comercializadas no Brasil.

Gradativamente, elas foram substituídas pelas lâmpadas fluorescentes compactas, que são quatro vezes mais eficientes e seis vezes mais duráveis que as incandescentes, mas que possuem um maior impacto ambiental. E, recentemente, as lâmpadas de LED – Light Emitting Diodes começaram a ganhar destaque no mercado. O baixo consumo de energia, vida útil mais longa e menor impacto ambiental são as principais características das lâmpadas de LED. Elas não emitem radiação ultravioleta e infravermelha (sendo mais confortável para os olhos) e são mais difíceis de quebrar.

 

  • Produção de energia sustentável

Você sabia que a energia solar pode ser transformada em energia térmica, para aquecimento de água, e em energia elétrica para usos diversos? Além de ser limpa e renovável, a energia solar também economiza a energia que é produzida pelas usinas hidrelétricas e termelétricas fósseis. Neste cenário, a implantação da geração fotovoltaica, que já vinha em constante crescimento, ganha forças frente a um momento que espera soluções limpas e econômicas.

Outra forma de economizar energia elétrica é o sistema de aquecedores solares. Eles vêm substituindo o chuveiro elétrico, que é um dos aparelhos residenciais com o maior consumo de energia elétrica. Em um sistema de aquecimento solar, as placas são do tipo planas e térmicas, que têm a função de captar a energia térmica da radiação solar e transferi-la para a água, aquecendo-a. Essa água será armazenada em um reservatório térmico, que manterá a sua temperatura até o momento da utilização. O tamanho do reservatório e a área de placas solares, necessários para o sistema de aquecimento solar, variam de acordo com a quantidade de água quente utilizada na residência.