Unilavras comemorou a Semana da Enfermagem

Em 12 de maio comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro. E para festejar a data, o curso de Enfermagem do Unilavras realizou diversas atividades de forma on-line. A Semana da Enfermagem, ocorrida de 12 a 20 de maio, contou com lives, vídeos comemorativos e alguns depoimentos dos alunos e professores do curso.

Na quinta-feira (13) a professora Rosyan Carvalho participou de uma live com as professoras Lurdes Lomba e Márcia Pestana-Santos, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal. As três professoras conversaram sobre como a Enfermagem tem atuado no combate à Covid-19 em Portugal. Um bate-papo importante e necessário nos tempos atuais.

Além disso, alguns vídeos foram divulgados para enaltecer os enfermeiros, que são alguns dos profissionais que trabalham na linha de frente nos hospitais espalhados pelo mundo na pandemia do novo coronavírus. De challenges a vídeos mostrando a atuação dos nossos profissionais, a semana foi um sucesso entre os alunos e professores do curso.

Dia Internacional do Enfermeiro e Semana da Enfermagem

Nascida em 12 de maio de 1820, Florence Nightingale é a precursora no tratamento de feridos de guerra. A enfermeira inglesa atuou na Guerra da Crimeia (1853-1856), tornando-se um marco da Enfermagem Moderna em todo o globo.

No Brasil também temos uma referência: Anna Nery, que foi a primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente para o Exército Brasileiro. Ela trabalhou cuidando de combatentes feridos na Guerra do Paraguai (1864-1870). Em 20 de maio de 1880 a enfermeira faleceu.

A união da data de nascimento de Florence Nightingale e a de falecimento de Anna Nery, criou a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, em todo o Brasil, que foi instituída na década de 1940 e comemorada desde então.