Unilavras lamenta o falecimento de Alfredo Scheid Lopes

O Unilavras lamenta o falecimento do pesquisador, professor emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e ex-atleta, Alfredo Scheid Lopes. Aos 82 anos, Alfredão, como era popularmente conhecido, faleceu no último sábado (23). Ele deixou a esposa, dois filhos e dois netos.

Engenheiro Agrônomo (1961) pela antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em 1975 se tornou Mestre e, em 1977, PhD pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Alfredão era professor da UFLA, desde 1962. Em 1993 se aposentou, mas permaneceu no quadro da instituição como Professor Voluntário, no Departamento de Ciências do Solo. Na pesquisa, é autor de diversos livros e trabalhos científicos no Brasil e no exterior.

Alfredo mapeou e pesquisou o solo do cerrado brasileiro, sendo o responsável por garantir que algumas regiões que possuem o tipo de bioma, como o Tocantins, Goiás e Minas Gerais, se tornassem os principais produtores de grãos do país. Na década de 1970, o então Ministro Alisson Paulinelli, respaldado pelas pesquisas de Alfredo, fez a ocupação do Cerrado Brasileiro.

A mudança na produção agrícola dessas regiões fez com que o Brasil se destacasse no mundo, dando o país a responsabilidade de alimentar um terço da população mundial com grãos. As pesquisas ainda colocaram o Brasil em primeiro lugar no quesito de manejo em agricultura tropical, com grãos como milho, trigo e soja.

Na juventude, Alfredão foi atleta de destaque. Recebeu vários títulos em provas de atletismo (salto triplo, em extensão e altura), basquete e futebol. Recentemente, recebeu o título de Cidadão Honorário do Município de Lavras. O título foi outorgado pela Câmara Municipal em 05 de dezembro de 2018.

Em fevereiro de 2020, o curso de Educação Física do Unilavras teve a oportunidade de receber o Prof. Alfredo para ministrar uma palestra durante na sua Aula Magna. Sua trajetória no esporte e a didática em falar ao público inspiraram os alunos e professores que estavam presentes no Auditório 1 do Unilavras.

A morte do professor Alfredo Scheid Lopes foi uma perda para a pesquisa agrícola mundial. O Unilavras expressa aqui sua homenagem agradecendo o grande legado deixado pelo querido e eterno Alfredão. Um exemplo para todos de que ensinar transforma vidas!