O uso das cores nos ambientes internos

Por Amanda Burgarelli, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras

As cores nos ambientes podem mudar completamente os espaços. Quando se pensa na organização dos espaços, logo vem à mente a composição dos elementos decorativos e do mobiliário. Dessa forma, antes de escolher esses itens é preciso entender como eles podem funcionar e se, de fato, vão ajudar a transmitir a imagem que está sendo buscada.

As cores influenciam muito os locais onde são aplicadas. Por isso é importante entender que as cores atuam de uma forma específica nos ambientes. Assim, é essencial a escolha adequada, não só na pintura, mas em qualquer tipo de elemento que irá compor o espaço, para não estimular uma sensação diferente da que se quer passar.

Em um ambiente, as cores atuam em conjunto, o que pode modificar as sensações e percepções. Além de ser importante estudar o espaço e as cores que irão compor o espaço, é preciso entender a reação buscada e a necessidade do usuário. A criatividade neste processo também conta muito!

As cores nos ambientes geram uma percepção, que por sua vez causam uma impressão e, assim, despertam uma reação emocional

As cores despertam reações, por isso é importante estudar cada uma antes de aplicá-las. Assim, uma determinada cor pode transformar a relação entre o indivíduo e o ambiente.

Ainda que as cores apareçam em conjunto nos ambientes criados, é importante entender como cada uma atua em nossas percepções e contribuem para o entendimento do espaço e da linguagem transmitida. Veja abaixo o significado e sugestões de aplicação de algumas cores em ambientes internos.

BRANCO

É uma cor pura e limpa. É neutra e pode ser facilmente aplicada em qualquer local. Auxilia na ideia de luminosidade e organização, mas pode causar desconforto se o ambiente não estiver em composição com alguns pontos de fuga, criados com outras cores.

AMARELO

É uma cor alegre e que proporciona calor. Atrai rapidamente o olhar e estimula a concentração, sendo muito bem aplicada em salas de estudo ou locais onde exista a necessidade de criar uma atmosfera mais ativa. Por outro lado, o amarelo é uma cor que deve ser bem dosada, pois sua influência espacial é mais acentuada.

VERMELHO

Estimulante e ativo, o vermelho desperta a atividade. Logo, ele pode ser utilizado em lugares onde existirá contato social, como salas de estar. No entanto, por ser muito estimulante, deve ser usado com cautela, pois pode causar desconforto se utilizada de forma exagerada.

LARANJA

É uma cor jovial e aconchegante. Estimula também o apetite, podendo ser facilmente aplicada em comércios alimentícios ou em ambientes que desejam estimular a vitalidade e o dinamismo.

AZUL

Calmante e que transmite segurança. Ideal para locais onde é preciso relaxar, como clínicas e quartos. Em ambientes frios esta cor deve ser evitada. Em contrapartida, favorece os locais mais quentes, transmitindo a ideia de um local mais fresco.

VERDE

É uma cor relacionada com a natureza e com a fertilidade. Eventualmente é associada a locais onde há recuperação, como hospitais. Além disso, o verde está presente em locais em que se busca tranquilidade sem perder a atividade, como escritórios e restaurantes.

VIOLETA

É uma cor espiritual e sofisticada. Atua muito bem quando aplicada em quartos e salas. Também está bastante vinculada aos ambientes de atividades holísticas, como meditação e yoga, já que estimula a sensação de equilíbrio e respeito.

PRETO

O preto está diretamente ligado à elegância. Acentua a essência das formas, devendo ser bem aplicada, uma vez que fomenta a sensação de seriedade e prudência.

CINZA

É uma cor moderna e elegante. Está relacionada ao respeito, podendo ser aplicada em conjunto com outras cores em ambientes corporativos, por exemplo. É uma cor neutra, que ajuda na composição com outras cores no processo de construção do ambiente.

Quer saber como aplicar corretamente as cores nos ambientes internos? No curso de Arquitetura e Urbanismo você aprende isso e muito mais! Faça parte da família Unilavras!