Tamanduás-bandeiras receberam atendimento no CCV Unilavras

Dois tamanduás-bandeiras ficaram sob os cuidados dos alunos e professores do curso de Medicina Veterinária do Unilavras nos últimos 15 dias. Um dos animais foi recebido no Complexo de Clínicas Veterinárias e o outro teve o atendimento realizado em um sítio, na zona rural de Campo Belo.

De acordo com o professor Nelson Curi, coordenador do Grupo Intensivo de Medicina e Biologia de Animais Silvestres (GIMBAS), o primeiro animal, batizado de Jonas, foi capturado pela Polícia Militar de Meio Ambiente, no dia 29 de julho. Jonas foi encontrado com muitos machucados, apresentando fraturas múltiplas no corpo.

A princípio, o tamanduá-bandeira foi encaminhado para o CCV do Unilavras e permaneceu na instituição até a última terça-feira (11). Ele foi monitorado e cuidado pelos alunos, que montaram uma cama aquecida e realizaram procedimentos clínicos para a reabilitação. Logo após apresentar melhora no quadro, Jonas foi encaminhado para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Patos de Minas para novos exames e a futura reintegração ao seu habitat natural. Além dos alunos do Unilavras, estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFLA também atuaram no acolhimento do animal.

Já nesta segunda-feira (10), alunos e professores do Unilavras realizaram o atendimento de um outro tamanduá-bandeira. O animal foi recolhido por moradores de um sítio de Campo Belo. Segundo Nelson, o tamanduá apresentava diversos ferimentos e foi preciso realizar uma cirurgia para amputação parcial da cauda. Assim, o procedimento foi realizado na terça-feira (11) e contou com a participação dos veterinários Dr. Nassif e Dr. Hiago, além da aluna Julielen Nunes, do 9º período de Medicina Veterinária do Unilavras, sob orientação do prof. Nelson. A cirurgia foi um sucesso e o tamanduá-bandeira será devolvido ao seu habitat após a conclusão do pós-cirúrgico.

Tamanduá-bandeira

Os dois tamanduás atendidos pelos alunos e professores do Unilavras são da espécie Mymecophaga tridactyla. O tamanduá-bandeira pode ser encontrado na América Central e América do Sul. No Brasil, o animal está presente entre o estado São Paulo e a região amazônica. Ele também é conhecido como iurumi, jurumim, tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante e urso-formigueiro-gigante.

Neste período do ano, é comum a presença destes animais devido à época de reprodução. Por outro lado, a ação do homem, com o desmatamento e queimadas, também tem afugentado os tamanduás-bandeiras para áreas urbanas, provocando diversos acidentes. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), no Brasil, o tamanduá-bandeira é listado como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas