Investimento
Certificado

Congresso de Ciências Forenses . Edição 2019

Credenciamento
25/06 • Terça-feira • 17h00
Entrada do Auditório 01

25/06 - Terça-feira
18h00 Abertura e Lançamento Cartilha de Perícias Ambientais
Local: Auditório II
18h30 Palestra: Perícias e Peritos: áreas de atuação das ciências forenses
Palestrante: João Bosco Silvino Júnior
Mini currículo: Perito Criminal Oficial da Polícia Civil de Minas Gerais, com experiência em Perícias de Locais de Morte Violenta, Balística Forense e Explosivos. É graduado e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, Escola Superior de Advocacia da OAB, Secretaria Nacional de Segurança Pública e diversos cursos de Pós-Graduação em Perícia Criminal e Ciências Forenses em vários estados do Brasil. É também autor de livro, trabalhos científicos, materiais de ensino e outros conteúdos relacionados à Perícia Criminal, Ciências Forenses e Técnicas Policiais.
Local: Auditório II
19h30 Palestra: A Química Forense e o Efeito “Breaking Bad”
Palestrante: Pablo Alves Marinho
Mini currículo: Graduado em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Perito Criminal da Policia Civil de Minas Gerais, onde trabalha no Laboratório de Química Forense do Instituto de Criminalística de MG. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMG, com ênfase em desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos e espectrométricos para determinação de drogas de abuso e pesticidas. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses e da Academia Brasileira de Ciências Forenses. Professor do Centro Universitário Una e da Academia da Polícia Civil de Minas Gerais. Palestrante sobre as áreas das Ciências Forenses,com foco nas áreas de Toxicologia e Química Forense.
Local: Auditório II
21h00 Palestra: Engenharia Legal
Palestrante: Éder Marcio Mascarenhas
Mini currículo: Consultor em diversas áreas de engenharia. Perito judicial nomeado em diversas varas e comarcas do estado de Minas Gerais e Espirito Santo com atuação: engenharia legal, documentoscopia, grafotécnica, meio ambiente, pericia em áudio e vídeo, pericia de avaliação imobiliária, industriais, comerciais e patrimônio histórico, pericia em segurança do trabalho (insalubridade e periculosidade) autuação em diversos acidentes de trabalho; atuação integrada com MTE (Ministério do trabalho e emprego).
Local: Auditório II
22h00 Palestra: Toxicologia Forense Nos Dias de Hoje: em busca das novas substâncias psicoativas e além
Palestrante: Eduardo Geraldo de Campos
Mini currículo: Bacharel em Química Forense (2014) e Mestre em Química (2016) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é doutorando em Química pela FFCLRP-USP. Possui experiência na área de Química Analítica Instrumental e Análises Toxicológicas Forenses, com ênfase no desenvolvimento de métodos de preparo de amostras e de Cromatografia em Fase Gasosa aplicados à determinação de drogas de abuso em matrizes biológicas convencionais e alternativas. Membro associado da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF) desde 2013 e da International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT) desde 2014.
Local: Auditório II
26/06 - Quarta-feira
14h00 Atividade: Projeto Cientista Forense Júnior
Atividade gratuita destinada a alunos do Ensino Médio
Local: Auditório II
16h00 Reuniões Temáticas: SPTC / PPI / TJMG / MP / OAB
Reuniões específicas para os membros dos orgãos acima descritos
Local: Auditório II
17h00 Atividade: Exposição de painéis de trabalhos periciais
Local: Auditório II
19h00 Mesa Redonda - Desastres Ambientais em Minas Gerais: de Mariana a Brumadinho
Convidados: Thales Bittencourt de Barcelos, Rodrigo Macedo de Bustamante, Rodrigo Caldeira Grava Brasil, André Godoy Campos, Eudon José Alípio Júnior, Otávio Goulart Guerra Terceiro
Mediador: Tales Giuliano Vieira
Local: Auditório II
21h30 Palestra: Aspectos gerais da documentoscopia, sua abrangência e aplicação nas ciências jurídicas
Palestrante: Rosângela de Lisieux Travassos Coutinho
Mini currículo: Perita Criminal, Chefe da Seção Técnica de Documentoscopia do Instituto de Criminalística de Minas Gerais, com especialização em Grafodocumentoscopia, Professora de Documentoscopia da ACADEPOL /MG, Membro efetivo da Associação Mineira de Criminalística (ACEMG), Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e Associação Latino Americana de Criminalística. Curso de Perícia em Impressos de Segurança e Valores na CASA DA MOEDA DO BRASIL/RJ. Curso de especialização em Documentoscopia e Fonética Forense pela Universidade de Birmingham – Birmingham – Inglaterra. Curso de Pós-Graduação em Sociologia da Criminalidade pela UFMG. Conferencista internacional.
Local: Auditório II
22h30 Encerramento e Premiações
Local: Auditório II
RESUMOS E PÔSTERES - CLIQUE AQUI E VEJA AS ESPECIFICAÇÕES

Os resumos deverão ser redigidos em português, inglês ou espanhol e enviados em arquivo WORD (.doc ou .docx). O arquivo deve ser nomeado com o nome e sobrenome do autor principal do trabalho. O resumo deverá ser preparado de acordo com os seguintes itens:

  • Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Times New Roman 12.
  • Autores: indicar sobrenome e as iniciais do(s) nome(s), separados por vírgulas, fonte Times New Roman 10. O nome do autor apresentador deve estar sublinhado e todos os nomes devem ser acompanhados de números sobrescritos relacionados à instituição de cada autor.
  • Instituição: fonte Times New Roman 10, Itálico, Centralizada.
  • Resumo: deverá ter no máximo 30 linhas e estar estruturado de acordo com os itens: Introdução, Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas e Agradecimentos (se for o caso). Fonte Times New Roman 12, justificado.

 

O Pôster deverá ser elaborado nas dimensões, 0,90 m de largura por 1,0 m a 1,2 m de altura.

Os pôsteres devem conter a identificação dos pesquisadores e suas instituições, bem como introdução, objetivo, parte experimental, resultados e discussões, conclusões, referências e agradecimentos (se for o caso).

Modelo: clique aqui
Enviar para: submissaocsfor@gmail.com

Os trabalhos serão analisados pelo comitê científico do CsFor (Composto por Professores do Curso de Pós Graduação de Ciências Forenses do Unilavras)

OBS. Divulgação de laudos de repercussão ou com metodologia inovadora deverão estar atentos para não divulgarem informações pessoais dos envolvidos.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Tales Giuliano Vieira
Perito Criminal Oficial e Professor do Unilavras
Presidente da Comissão Organizadora

Thiago Marinho Alvarenga
Perito Judicial e Professor do Unilavras
Presidente da Comissão Científica

Janaina Faleiro Lucas Mesquita
Professora do Unilavras

Alunos de Graduação em Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia Civil e Pedagogia do Unilavras.

e-mail: csformg@hotmail.com

PATROCINADORES

ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

PATROCINADORES

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

extensão@unilavras.edu.br
35 3694 8141

Como chegar?