Congresso de Direito do Unilavras debateu tecnologias e democracia

O cenário atual tem gerado discussões sobre a tecnologia. Seu uso vai de encontro ao debate democrático. Dessa forma, o curso de Direito do Unilavras promoveu seu Congresso utilizando-se das temáticas. Entre os dias 29 e 30 de maio, a Instituição recebeu estudiosos, além de profissionais atuantes nas esferas de tribunais. Assim, foi possível compartilhar e relatar experiências e perspectivas sobre a relação tecnologia e democracia.

O Auditório II recebeu o Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Elpídio Donizetti Nunes na segunda-feira (29). Dr. Elpídio foi um dos relatores o anteprojeto do Código de Processo Civil.

De acordo com ele, o cenário atual, faz com que as pessoas tenham maior participação na tomada de decisão sobre leis e outros processos. “Hoje tudo é televisionado, tudo é noticiado. E as pessoas participam muito. Um aspecto que mudou, é a judicialização em diversos temas, […] sobretudo na política. Era impensável essa judicialização nesse nível chegar a interferir em decisões do Congresso Nacional e do Presidente da República. Há participação popular e há um anseio por isso, é importante estabelecer o equilíbrio, definindo, assim, qual o papel de cada poder na República Brasileira”, comenta.

Neste ano, os alunos puderam participar com as escolhas das temáticas das palestras. Foi o primeiro episódio em que o voto estudantil ganhou vez. Segundo a coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Walkíria Oliveira Freitas, a temática é de destaque. “[…] acompanhando as atualidades as inovações, nossos alunos estão antenados para tudo que acontece no cotidiano do judiciário brasileiro e eles é quem escolheram as temáticas deste ano”, explica.

Ainda na segunda-feira (29), o debate entre tecnologia e direito trouxe a professora Fernanda Gomes para apresentar os principais robôs utilizados pelo judiciário brasileiro. Em seguida, os ativos econômicos e a forma como a economia digital é comercial e juridicamente aplicada no Brasil também foi alvo de uma palestra, ministrada pelo Desembargador Wilson Almeida Benevides. Dr. Wilson trouxe um debate sobre tecnologia e processo.

E na terça-feira (30), o Congresso de Direito do Unilavras trouxe ainda as temáticas das áreas de penal e criminal, que também têm ganhado destaque na área jurídica, dentro do impacto da democracia, com os palestrantes de peso dentro da área.