Vai construir? Veja estas dicas para planejar espaços ventilados!

Por Marisa Aparecida Pereira e Gabriela Bastos Pereira, professoras dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, respectivamente, do Unilavras

Ventilar sua casa de maneira correta pode melhorar muito seu ambiente de trabalho, arejando e amenizando eventuais desconfortos nas tarefas do dia a dia. Neste período de pandemia, valorizar a ventilação natural dos espaços é essencial. Além disso, os espaços bem ventilados minimizam o consumo de energia e uso constante de equipamentos como o ar-condicionado e ventiladores.

Veja 3 dicas importantes para planejar sua casa com a ventilação adequada:

Posicionamento das aberturas no projeto

Ainda na fase de desenvolvimento do projeto, converse com o profissional contratado sobre o posicionamento das aberturas, portas e janelas, e a respeito da orientação solar e a direção dos ventos. Os ambientes da casa como a sala, quarto, cozinha e banheiro, devem ser planejados de acordo com a função e a permanência do morador. Esta conversa inicial é importante para proporcionar bem estar e conforto na futura rotina da casa.

Na região Sudeste, é benéfico posicionar as janelas dos quartos para receber o sol da manhã. Outra estratégia a ser utilizada é a ventilação cruzada, de forma que o vento entre, circule no ambiente e saia da casa, renovando o ar e purificando o ambiente. Essa técnica diminuirá aquela sensação de ambiente abafado e desconfortável.

Divisões internas e tipos de aberturas

Casas com plantas flexíveis e espaços multiuso permitem a circulação de ar entre os ambientes internos. Assim, um projeto com o mínimo de divisórias seria o ideal. Paredes internas podem canalizar o movimento do ar, criando áreas com pouca ventilação natural nas casas. Uma dica é criar aberturas nas portas, como as grelhas e bandeiras, ou fazer o uso de divisórias baixas. Deste modo é possível manter a privacidade e a troca de ar ao mesmo tempo. Essa mesma dica pode ser aplicada em corredores, que também são grandes vilões para inibir a circulação de ar.

A escolha dos tipos de janelas é tão importante quanto o seu posicionamento. Cada tipo de janela possibilita uma ventilação e, junto com a direção e intensidade dos ventos, pode garantir um ambiente bem ventilado. Uma sala com janela de duas folhas de vidro de correr, ao abrir, apenas 50% do não permitirá a entrada dos ventos. E ainda, supondo que a direção dos ventos seja contraria a essa abertura, a sala provavelmente será desconfortável e abafada. Agora, se utilizamos na mesma abertura uma janela com duas folhas de abrir, possibilitamos 100% do vão para a entrada de ventilação natural. Isso ajudará a diminuir a sensação de abafamento no ambiente.

Escolha do layout e dos materiais

Um layout limpo e com mobiliários planejados para a tarefa da casa, ajudará a aumentar a circulação de ar e garantir o conforto adequado. Também não podemos esquecer dos acessórios de decoração. Eles devem ser escolhidos para melhorar a ventilação, como as cortinas, os tapetes e poltronas. Dê preferência a tecidos naturais, como linho e algodão, que são leves e ajudam a absorver o calor. Eles também permitem a renovação do ar, deixando os ambientes agradáveis e com frescor natural. Evite veludo e chenille, que são mais pesados e quentes.

E não esqueça: utilize plantas nos espaços, o verde ajuda a renovar o ar e traz tranquilidade. Algumas dicas de plantas para ambientes internos são a espada de São Jorge e a Jiboia. Estas duas plantas são fáceis de cuidar e são ótimas na purificação do local.

Nos cursos de Arquitetura e Urbanismo  e Engenharia Civil do Unilavras você aprenderá técnicas que ajudarão na hora de prestar assistências aos seus clientes! Conheça os cursos!