Alunos do Unilavras iniciaram atividades de estágio na Comunidade Eterna Misericórdia

A Enfermagem é a profissão do cuidado! Cuidado este que tem sido praticado pelos alunos do curso de Enfermagem do Unilavras em seus estágios supervisionados. Desde o dia 14 de setembro, os estudantes dos 3º e 4º períodos do curso estão realizando atendimentos aos acolhidos da Comunidade Eterna Misericórdia, em Lavras. Assim, sob a supervisão do professor Richardson Carvalho, os alunos estão desenvolvendo atividades de estágio da disciplina de Saúde Mental e Psiquiatria. Richardson é um dos fundadores da casa de acolhimento e recuperação

De acordo com o prof. Richardson, o estágio é uma oportunidade para os futuros enfermeiros vivenciarem experiências pessoais e profissionais dentro do meio acadêmico. “O acolhimento por meio da escuta e o carinho por meio do cuidado são ferramentas essenciais a serem desenvolvidas na formação de profissionais da área da saúde, uma vez que o ser humano precisa ser assistido em sua totalidade”, afirma. Assim, é possível acompanhar a saúde dos acolhidos da Comunidade Eterna Misericórdia, por meio dos estágios e programas de extensão do Unilavras.

Transformando vidas através da educação

Além dos estudantes de Enfermagem, os alunos do curso de Odontologia, Administração, Pedagogia e Psicologia, também já realizaram e realizam atividades na Comunidade, que é parceira do Unilavras há 15 anos. O curso de Psicologia já atuou com atividades de psicoterapia no local, e os alunos da Administração apoiaram na estruturação administrativa da Comunidade Eterna Misericórdia.

Já os estudantes de Odontologia oferecem atendimento em um consultório odontológico, garantindo a saúde bucal dos acolhidos. Os alunos do curso de Pedagogia atuam com atividades de coordenação motora, pintura e desenho com os internos idosos.