Investimento
Certificado

Ciclo de palestras

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Transmissão
Teams

24/05 - Terça-feira
14h30 Palestra - Dia a dia em obra e cronograma físico-financeiro
Palestrante: Queilla Santos Viana
Minicurrículo: Exerce a profissão de engenheira civil voltada para elaboração e acompanhamento de projetos civis, engenheira responsável pela Associação Pro-Construção do Condomínio Hélio Salles (2016-2018) e pela MARJ Construtora Ltda-ME (2017-2020). Mestre e doutoranda no programa de pós-graduação em Engenharia de Biomateriais na Universidade Federal de Lavras. Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Lavras com início em fevereiro/2012 e conclusão em agosto/2016. Docente da disciplina de Construções Rurais GEA129 UFLA. Habilidades: Desenvolvimento de orçamentos e cronogramas manuseando MS Project e Excel. Elaboração de projetos arquitetônicos, bem como desenvolvimento de fachadas e interiores utilizando-se AutoCAD, SketchUp e V-Ray. Desenvolvimento de projetos complementares aplicando software com a tecnologia BIM, como Eberick e QiBuilder.
16h00 Palestra - Da Res Pública ao Patrio Chão: sacralidades urbanas
Palestrante: Adriane Matthes
Minicurrículo: Arquiteta e urbanista (1992) pela Puccamp; mestre em urbanismo (2005) pela puccamp com o título da dissertação “Arquitetura e Permanências: o projeto urbano na constituição da esfera pública” ; Especialista em Desenho e gestão do território municipal (1997) pela puccamp; Docente do curso de arquitetura e urbanismo da Puc Minas de 1997 a julho de 2020; Doutorado não concluso em urbanismo pela puccamp (2017) com a tese: “A URBANÍSTICA TERMAL: Poços de Caldas e o chão da essência Crenológica”; Conselheira Suplente do CAU MG, 2021-2023. Hoje atua em consultorias em Planos diretores municipais e ministra cursos on line e presenciais sobre Cidades Brasileiras e a constituição da esfera pública; Curadoria e coordenação em expografias e intervenções urbanas e artísticas para galerias e áreas urbanas, de grande, medio e pequenos porte.
19h00 Palestra - De Doutora à Vendedora
Palestrante: Tamires Galvão Tavares
Minicurrículo: Engenheira Florestal - Ufla. Engenheira de Segurança do Trabalho - Unilavras. Doutora em Engenharia de Biomateriais pela Ufla. Experiência como docente em diversas instituições de ensino, gestão no agronegócio e idealizadora do Café Doce Fruto.
20h30 Palestra - Técnicas de Construção Vernáculas e Técnicas de Construção de Baixo Impacto: atualidades possíveis
Palestrante: Rosana S. B. Parisi
Minicurrículo: Arquiteta e Urbanista há 37 anos, pela FAUPUCCAMP, professora da Arquitetura da PUC-Minas Poços de Caldas há 25 anos, apaixonada pelo que faz! Especialista e Mestre em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela FAU-PUCCAMP e Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental na Escola de Engenharia da USP de São Carlos. Membro da Rede Brasileira de Arquitetura e Construção Com Terra- Rede TerraBrasil e atualmente parte do Conselho Consultivo dessa mesma Rede. É também membro da Rede Ibero-Americana de Arquitetura e Construção com Terra.
25/06 - Quarta-feira
10h30 Palestra - O patrimônio cultural tal qual estabelecido pela constituição da República Federativa
Palestrante: Carlos Fernando de Moura Delphim
Minicurrículo: Engenheiro-arquiteto pela UFMG, contratado em 1977 para restaurar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1985, foi pioneiro na defesa dos jardins históricos no Brasil, passando a tratá-los como bens culturais segundo as normas internacionais de preservação. Criador do Programa Jardins Históricos na Fundação Nacional Pró-Memória (1985-1990), é autor do primeiro manual de intervenções em jardins históricos no Brasil. Foi membro-suplente da Comissão O Homem e a Biosfera da UNESCO e Conselheiro-Titular decano no Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA como Representante do Ministério da Cultura. Emitiu pareceres sobre inclusão de paisagens na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco, como as florestas tropicais úmidas de Queensland, Austrália, adotado como a posição oficial do Brasil.
14h30 Palestra - Processos paramétricos na arquitetura
Palestrante: Wallace Roberto Silva Dornelas
Minicurrículo: Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrando no PPG.au/UFV, onde pesquisa sobre processos generativos de projeto computacional para habitações em edifícios verticais. Membro do grupo de pesquisa Nó.Lab, desde 2016, como bolsista de iniciação científica e, atualmente, como estudante de mestrado, trabalhando com processos computacionais, ferramentas paramétricas de projeto e ferramentas digitais aplicadas à arquitetura. Colaborador no @parametrizado, onde ajuda a difundir o conhecimento sobre o design paramétrico em língua portuguesa na internet.
16h00 Palestra - Experiências com a fabricação digital no Ensino Superior
Palestrante: Bruna Vasconcelos Pengo
Minicurrículo: Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa e técnica em Informática Industrial pelo CEFET-MG, trabalha atualmente como designer computacional na OSPA. Durante a graduação participou como bolsista de iniciação científica e voluntária do Nó.lab desde 2017, onde pesquisou sobre processos digitais de projeto, estudando e aplicando a impressão 3D, além de pesquisar sobre o uso de braços robóticos na AEC.
19h00 Palestra - Edifícios de Múltiplos Andares em Estruturas Mistas de Aço e Concreto
Palestrante: Bruno Marani Siciliano
Minicurrículo: Engenheiro civil formado (2020) e embaixador pela Universidade Federal de Lavras. Foi membro da equipe vencedora do 1º Concurso Nacional CBCA para Estudantes de Engenharia, do Centro Brasileiro da Construção em Aço, instituição com a qual mantém parceria até os dias atuais, já tendo participado de mais de 15 cursos profissionalizantes como convidado. Já desenvolveu mais de 100 projetos estruturais (cerca de 50.000 m²) de forma autônoma, com ênfase em estruturas de aço e mistas de aço e concreto. Atualmente é prelecionista para estudantes de graduação em temas relacionados à engenharia estrutural, é mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua em linhas de pesquisas relacionadas a estruturas mistas de aço e concreto em temperatura ambiente e em situação de incêndio, fadiga estrutural e dinâmica das estruturas, e trabalha como engenheiro estrutural e consultor de forma autônoma
20h30 Palestra - Uso de resíduos sólidos no desenvolvimento de produtos, matérias-primas e novas tecnologias para a construção civil
Palestrante: Victor Rezende Carvalho
Minicurrículo: Graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Lavras (2020), sendo bolsista de iniciação científica pelos programas PIBIC/UFLA e PIBIC/FAPEMIG. Na mesma instituição, foi cofundador e vice-coordenador geral do Núcleo de Estudos em Materiais e Técnicas não Convencionais na Construção (NEMATENC) e assessor de projetos na Constru Jr. Atualmente é bolsista CAPES no nível mestrado e desempenha estudos na área de Materiais e Construção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto (PROPEC/UFOP), onde compõe o Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos (RECICLOS/CNPq). Possui experiência na elaboração de projetos relacionados à construção civil e no estudo de novos materiais de construção, com foco no aproveitamento de resíduos industriais para a produção de matrizes de cimento sustentáveis.

Patrocinadores

Vitória Decorações

Patrocinadores

Vitória Decorações

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

eventos@unilavras.edu.br
35 9 8848 9459

Como chegar?