Congresso de Educação Física abordou as atualizações da profissão

A 3ª edição do Congresso de Educação Física do Unilavras abordou as atualizações da profissão com um contexto dinâmico, embasado em constatações científicas. Com palestras e exposições de trabalhos específicos da área, o evento contou com a participação ativa dos alunos do curso, entre os dias 1º e 3 de setembro.

A atuação do Profissional de Educação Física no ambiente escolar está relacionada com as atividades físicas e à educação para o entendimento do corpo como um todo. Assim, com a palestra ministrada por Cláudia Maria Ribeiro, foi possível compreender o conceito técnico de Gênero, Sexualidade no Esporte e sua relação com a Educação Física. A pesquisadora trouxe diversos exemplos do cotidiano do esporte, em que muitas vezes não tolera questões de gênero. Entre os destaques apresentados por Cláudia, estão diversas áreas de pesquisa relacionadas ao tema da palestra e que podem ser alvo de estudo dos estudantes de Educação Física.

Logo após, a mesa-redonda da noite seguiu com a mesma temática, com a presença de Cláudia e da Jornalista convidada Maria de Fátima Ribeiro, que contribuiu em suas falas sobre as notícias e recortes jornalísticos a respeito do mundo do futebol. Com isso, a análise trazida apresentou a grande dificuldade que o público LGBTQIA+ tem no esporte devido aos preconceitos relacionados às questões de gênero e sexualidade.

O planejamento e a prescrição de treinamentos para atletas de corrida e mountain bike também tiveram espaço durante o Congresso. Francisco Manoel Assis compartilhou as experiências que conquistou durante sua pesquisa sobre métodos de melhora de treinos com atletas do segmento. Segundo ele, o treino, principalmente na academia, deve ser feito com base na individualidade de cada aluno.

Em seguida foi a vez de Álex Souza Pereira, Fábio Pinto Gonçalves dos Reis e Kleber Tüxen Carneiro trazerem para a mesa-redonda “Pedagogia das Lutas/Artes Marciais do ambiente de jogo à sistematização do ensino” as principais motivações para a produção da obra que leva o mesmo nome da palestra. No sábado (03), último dia do evento, houve apresentações de resumos científicos. Anderson Ranieri Massahud foi ministrou a palestra que contextualizou o benefício da prática de exercícios físicos para o tratamento da dor crônica.