De tecnologia à manutenção industrial: Semana das Engenharias 2020

O campo da engenharia é muito diverso. Para aperfeiçoar ainda mais os talentos e interesses dos alunos do Unilavras, os cursos de Engenharias de Produção, Mecânica e Elétrica da Instituição realizaram, nos últimos dias 4 e 5 de novembro, a Semana das Engenharias. O evento foi realizado de maneira virtual, com participação de alunos e demais interessados nos temas abordados.

O primeiro dia de palestras trouxe as inovações do mercado e a transformação dos engenheiros dentro do espaço industrial. A palestra “O novo mercado e qualificação para os Engenheiros”, ministrada por Alexandre Carmo e Josefher Lopes, explorou diversos conteúdos relacionados às tecnologias que vêm sendo implantadas e que devem ser utilizadas pelos profissionais da área. Em seguida, Flávio Bonato Pereira compartilhou suas experiências a respeito das ferramentas necessárias para o gerenciamento de empresas, destacando a importância do homem e suas habilidades nos processos produtivos. Além disso, ele trouxe para a discussão a importância do cumprimento de prazos para uma boa gestão empresarial.

As fases de instalação de uma empresa em um local demandam muita experiência e pesquisas de mercado. Assim, Erisvaldo Rosa dos Santos apresentou alguns pontos importantes na palestra “Controladoria Empresarial”, trazendo suas experiências profissionais para os participantes. A área de manutenção industrial também foi foco de uma das palestras da Semana das Engenharias do Unilavras. O convidado da noite, Giuliano Santos Pinheiro, falou a respeito dos tipos de manutenção existentes e praticados no mercado, destacando a aplicação e caraterísticas especiais de cada tipo.