Investimento
Certificado

Congresso de Medicina Veterinária . Edição 2023

Credenciamento
05/06 • Segunda-feira • 18h00
Entrada do Auditório 01

05/06 - Segunda-feira
19h00 Palestra - Gestão do agronegócio
Palestrante: Ronaldo Carvalho Macedo
Minicurrículo: Médico veterinário pela UFLA, MBA de Gestão Empresarial pela FGV. Especialista em bovinocultura leiteira, trabalhou 6 anos com política leiteira e assistência técnica a produtores de leite na Verde Campo. Atualmente é CEO da Cia do Leite que é uma empresa de assistência técnica para produtores de leite, trabalhando em parceria com mais de 200 laticínios e cerca de 3.000 produtores.
Local: Auditório II
21h00 Palestra - Uso das mídias sociais na Medicina Veterinária
Palestrante: Bruno Divino Rocha
Minicurrículo: Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Mestre (2005) e Doutor em Ciência Animal pela UFMG (2012). Presidente do CRMV/MG.
Local: Auditório II
06/06 - Terça-feira
Painel GIMBAS (Sala 07E) - Complexo de Clínicas Veterinárias
19h00 Palestra - Introdução à patologia clínica de animais silvestres (ON-LINE)
Palestrante: Lina Crespo Bilhalva
Minicurrículo: Graduada em medicina veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado com ênfase em parasitologia e especialização em patologia clínica pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda do Programa de pós-graduação em ciências veterinárias também pela UFRGS, atuando na área patologia clínica de animais selvagens, além de trabalhar em laboratórios particulares e lecionar em instituições de pós-graduação.
20h30 Palestra - Anestesia em animais silvestres
Palestrante: Rafael Ferraz
Minicurrículo: Graduação em Medicina Veterinária pela UNIUBE, possui pós-graduação em Anestesiologia animal. Vencedor do prêmio Bayer/PNUMA Jovens Embaixadores Ambientais. Atualmente é médico veterinário responsável pelo CETRAS IEF Patos de Minas, membro do projeto TamanduASAS e docente do curso de pós-graduação em Clínica e cirurgia de animais selvagens da ANCLIVEPA-SP.
Painel NEBRAN (Sala 101E) - Complexo de Clínicas Veterinárias
19h00 Palestra - Reprodução em touros (ON-LINE)
Palestrante: André Crespilho
Minicurrículo: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho-, FMVA-UNESP, Araçatuba/SP (2003). Especialista (Programa de Residência) em Fisiopatologia da Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária pela FMVZ-UNESP, Botucatu/SP (2004). Mestrado (2005-2007) e Doutorado (2007-2010) na área de Reprodução Animal, também pela FMVZ-UNESP, Botucatu/SP. Pesquisador visitante da Universidade do Colorado, CSU - USA (2009). Diretor técnico do laboratório VetSemen - Análise de Sêmen para Inseminação Artificial, Barueri/SP. Atualmente é docente Permanente do programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Bem Estar Animal da Universidade Santo Amaro (UNISA, São Paulo/SP). Gerente de Qualidade da Central Bela Vista, Botucatu/SP. Contribui como assessor/revisor dos periódicos Animal Reproduction Science, Reproduction in Domestic Animals, Journal of Veterinary Science, além de periódicos nacionais.
20h30 Palestra - Entendendo a linguagem das vacas
Palestrante: Samuel Miguel Hylario
Minicurrículo: 2000 - 2002 – Técnico Agricola. Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba. 2010 - 2014 – Graduação em Medicina Veterinária. Universidade Presidente Antônio Carlos. 2015 - 2017 – Aluno do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como técnico de controle de produção e reprodução nos rebanhos de gado na Girolando no estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo na Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Atualmente Diretor técnico da HYLARIO CONSULTORIA.
07/06 - Quarta-feira
Painel GEPA (Sala 101E) - Complexo de Clínicas Veterinárias
19h00 Palestra - Chegou um paciente coçando: o que fazer?
Palestrante: Alaíne Vercely Rosa Honji
Minicurrículo: Médica Veterinária UFLA (2014). Pós-Graduação em Dermatologia Veterinária EQUALIS (2017). Atualmente é proprietária do Vercely Dermatologia.
20h30 Palestra - Manifestações cutâneas nas endocrinopatias (ON-LINE)
Palestrante: Raphael Rocha
Minicurrículo: Professor de Pós-Graduação em Dermatologia Veterinária e Felinos. Doutorado em Ciências Veterinária - UFRRJ. Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas - INI - FIOCRUZ. Pós-Graduação em Dermatologia Veterinária - Faculdade Qualittas. Graduação em Medicina Veterinária - UFF-RJ. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária. Membro da Sociedade Latino-americana de Dermatologia Veterinária.
Painel NEPAT (Sala 07E) - Complexo de Clínicas Veterinárias
19h00 Palestra - Lesões mamárias em felinos: um desafio na rotina diagnóstica
Palestrante: Fernanda Resende Souza
Minicurrículo: Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG) - 2015. Residência em Patologia Animal - (UFLA-MG) - 2018. Mestre em Ciências Veterinárias na área de Patologia Animal (UFLA-MG) - 2020. Possui curso de aperfeiçoamento em Medicina Felina (CertificaVet). Atualmente é doutoranda no Laboratório de Patologia Comparada (ICB-UFMG) atuando na área de Patologia Mamária Animal e Experimental, com ênfase em lesões mamárias em felinos domésticos.
20h30 Palestra - Diagnóstico de abortamentos (ON-LINE)
Palestrante: Luan Cleber Henker
Minicurrículo: Graduado em Medicina Veterinária pelo Instituto Federal Catarinense - campus Concórdia (2016), Mestrado (2019) e Doutorado (2022) em Ciências Veterinárias com ênfase em Patologia Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Projeto de doutorado focado em causas espontâneas de abortamentos em animais de produção e o exame anatomopatológico de fetos como ferramenta diagnóstica em casos de perdas fetais. Atualmente é aluno do programa de residência em Anatomia Patológica da Auburn University (EUA) (2022-2025).
Painel HIPPUS (Sala 03E) - Complexo de Clínicas Veterinárias
19h00 Palestra - Avaliação clínica em equinos: como a inspeção visual pode guiar o diagnóstico da claudicação
Palestrante: Hélio Augusto Mattar Rangel
Minicurrículo: Formado pela puc minas Betim, pós graduação em clínica e cirúrgica de equinos pela universidade de Jaguariúna e pós graduação em ortopedia equina também pela universidade de Jaguariúna.
20h30 Palestra - Avanços na terapia da pitiose cutânea equina
Palestrante: Armando de Mattos Carvalho
Minicurrículo: Graduação no curso de Medicina Veterináira na FMVA, UNESP, Araçatuba SP. Residência em Cirurgia e Anestesiologia de Grandes Animais pela FCAV, UNESP, Jaboticabal SP. Mestrado e Doutorado pela FMVZ, UNESP, Botucatu SP. Atualmente é docente de Cirurgia e Obstetrícia de Grandes Animais pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Publicou vários artigos em periódicos especializados internacionais e diversos trabalhos em anais de eventos. Participou em eventos e estágios no exterior. Atua na Medicina Veterinária, na Área de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais, trabalhando com Afecções do Aparelho Locomotor e do Sistema Digestório de Grandes Animais, com ênfase em Clínica Cirúrgica de Equinos e Ruminantes.
Painel GEPPOA (Sala 01E) - Complexo de Clínicas Veterinárias
19h00 Palestra - O exercício da Medicina Veterinária em prol da efetivação do Direito Penal
Palestrante: Cabo Wilton
Minicurrículo: Graduado em Direito pelo Unilavras em 2016; Pós-graduado em Gestão Ambiental pelo IEF Sul de Minas em 2022. Cursos na carreira policial militar; Curso Técnico em Segurança Publica; Curso de Rádio Patrulhamento Tático Móvel; Curso de Policiamento de Meio Ambiente; Curso de Crimes Ambientais.
20h30 Palestra - Experiência na prática: conhecimentos básicos e oportunidades na atividade de apicultura
Palestrante: Regis Mendonça Pereira
Minicurrículo: Engenheiro Florestal formado pela UFLA em 2006 e Mestre em Ciências Florestais pela UFLA em 2008. Atualmente trabalha no setor de Mineracao com foco em licenciamento e compensações ambientais e florestais. Iniciou na apicultura em 2016 na região de Lavras.
Painel NEBOL (Sala 03E) - Complexo de Clínicas Veterinárias
19h00 Palestra - Desafios e oportunidades da recria de machos leiteiros
Palestrante: Alex Lopes da Silva
Minicurrículo: Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Zootecnia pela UFV, com foco em nutrição e produção de Bovinos de Leite. Atuou como Professor de Produção de Bovinos de Leite na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e como Professor Visitante na University of Guelph – Canadá. Atualmente é Professor de Nutrição e Produção de Bovinos de Leite na Universidade Federal de Viçosa. É um dos coordenadores do Programa Família do Leite e, atualmente, é o coordenador da Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gado de Leite da UFV. Atua como conselheiro do Programa Alta Cria, uma iniciativa da Alta Genetics.
20h30 Palestra - Microbiologia ruminal (ON-LINE)
Palestrante: Thomer Durmam
Minicurrículo: Médico Veterinário, Universidade Estadual do Centro-Oeste. Assistente de Pesquisa: Agricultural Research Organizarion (ARO - Volcani Center) - ISRAEL. Mestrado: Nutrição de Bovinos Leiteiros, UEM. Doutorado: Microbiologia do Rumen, UEM/Aberystwyth University - REINO UNIDO. Pós doutorado: Ciência do Rumen, UEM. Gerente Comercial para Ruminantes, Alltech. Criador e Host do podcast RumenCast.

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

eventos@unilavras.edu.br
35 9 8848 9459

Como chegar?