Certificado

I Congresso de Biotecnologias e Reprodução Animal. Edição 2024

O “I Congresso de Biotecnologias e Reprodução Animal” organizado pelo Núcleo de Estudo em Reprodução e Biotecnologias Animais (NEBRAN) do Unilavras tem como objetivos principais:

• Atualização Científica: Proporcionar a alunos de graduação e profissionais veterinários acesso às últimas inovações e avanços científicos na área de reprodução animal e biotecnologias aplicadas.
  • Desenvolvimento Profissional: Promover o aprimoramento das habilidades técnicas e teóricas dos participantes, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados.
  • Integração Acadêmica e Profissional: Facilitar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área, fortalecendo a rede de contatos e colaborativa.

Credenciamento
09/10 • Quarta-feira • 17h30
Hall de Entrada do Auditório

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Normas para Submissão
Template para Submissão de Trabalhos
➤ Inscrições pelo e-mail: edfunilavras@gmail.com (até o dia  25/08/2022)

09/10 - Quarta-feira
18h00 Palestra de Abertura - "Ambiente Materno e Programação Fetal"
Palestrante: Dr. Mateus Pies Gionbelli
Minicurrículo: É Zootecnista (2008) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Realizou parte das atividades do Doutorado no USDA\ARS\U.S. Meat Animal Research Center, em Clay Center, NE, USA. Entre 2013 e 2014 realizou Pós-Doutorado no Departamento de Zootecnia da UFV. Desde abril de 2014 é Professor Adjunto no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Desde junho de 2014 é docente permanente e entre janeiro de 2017 e maio de 2023 Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFLA (Conceito 6 CAPES). É líder do Grupo de Pesquisa em Nutrição Gestacional e Programação Fetal (DGP/CNPq). É Coordenador Associado no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD CAPES Edital 21/2018 - representando o PPGZ/UFLA). É membro do Comitê do Sistema BR-CORTE (Nutrient Requirements of Zebu and Crossbred Cattle, em sua 4 edição). É membro da Rede de Avaliação de Exigências Nutricionais de Animais de Produção do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Animal (INCT/CA). Vencedor do Prêmio Roullier Innovation Awards 2020 - Animal Nutrition (Centre Mondial de l'Innovation Roullier, Roullier Group, Saint-Malo, França). Entre 2017 e 2022 foi Editorial Board Member do Journal of Animal Science. Desde maio de 2023 é Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) e Editor Chefe da Revista Brasileira de Zootecnia (Brazilian Journal of Animal Science, Qualis CAPES A2). Tem experiência na área de Nutrição e Produção de Ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de vacas de corte, nutrição gestacional e programação fetal, suplementação estratégica de bovinos de corte em pastejo, exigências nutricionais de bovinos de corte e análise de dados em agropecuária.
19h30 Palestra - "Reprodução Equina: Da Fisiologia à Transferência de Embrião"
Palestrante: Dra. Rafaela Alvarenga Diniz
Minicurrículo: Zootecnista pela Universidade Federal de Lavras.
Médica Veterinária pela UNILAVRAS.
Mestranda em Reprodução Equina pela Universidade Federal de Lavras.
10/10 - Quinta-feira
18h00 Palestra - "Biotécnicas Reprodutivas Aplicadas à Suinocultura"
Palestrante: Dra. Bárbara Azevedo Pereira Torres
Minicurrículo: Graduação em Medicina Veterinária (UFLA, 2012).
Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Ciência Animal pela UFLA, com concentração em Fisiologia da Reprodução Animal. Desenvolveu parte do seu doutorado na Universitat Autônoma de Barcelona e Laboratório Technosperm (Girona/Espanha).
Atualmente é professora do Departamento de Medicina Veterinária (Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV)) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), concentrando as atividades na área de reprodução animal. Tem experiência nas áreas de Fisiologia da Reprodução, Biotécnicas reprodutivas e Suinocultura.
19h30 Palestra - "A Utilização da Ultrassonografia Doppler para Avaliação Ovariana"
Palestrante: Dr. Miller Pereira Palhão
Minicurrículo: Graduação em Medicina Veterinária (UFLA, 2003).
Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Zootecnia pela UFV, com concentração em Fisiologia da Reprodução Animal.
Pós-Doutor (2011) pelo programa de pós-doutoramento Junior da FAPEMIG.
Foi membro da câmara de Medicina Veterinária e Zootecnia - CVZ da FAPEMIG (2015-2018).
Pós-graduado em Pecuária Leiteira pela Faculdade Rehagro (2021).
É professor do DMV/FZMV da Universidade Federal de Lavras (UFLA), concentrando as atividades na área de reprodução animal. Tem experiência nas áreas de Morfologia, Fisiologia da Reprodução, Diagnóstico por imagem e Bovinocultura.

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

eventos@unilavras.edu.br