Congresso de Psicologia . Edição 2024

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
07/10 - segunda-feira
18h50 - Abertura Oficial do Congresso
19h - Mesa Redonda com Psicólogos Formados pelo Curso de Psicologia do Unilavras: 20 Anos da Psicologia no Unilavras: Impactos e Avanços na Promoção da Saúde Mental em Lavras e Região.
20h30 - Pausa para Networking
21h Mini Oficina 1 - Meditação, cultivo do autocuidado e habilidades emocionais
Palestrante: Prof. Alex Terzi
Minicurrículo: Alex Mourão Terzi é professor do Instituto Federal Sudeste MG – Campus São João Del Rei, tendo obtido os títulos de mestre em Letras (UFSJ), doutor em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG) e pós-doutor em Mindfulness e Estudos da Linguagem (UNIFESP/UFOP). É instrutor de mindfulness, pesquisador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP. Coautor do programa MBHP-Educa (Mindulness-Based Health Promotion for Educators) – UNIFESP. Instrutor voluntário de Educação Contemplativa do Programa Kindfulness: Mindfulness Integral e Harmonia Emocional (Instituto de Ciências Contemplativas para Estudos Avançados da Mente e Promoção da Saúde). Tem voltado suas pesquisas para as relações entre Mindfulness, Estudos da Linguagem e Educação. No NUMI, participa, voluntariamente, da elaboração e ministra aulas nos Programas de Implementação de Mindfulness no Contexto de Educação.
21h Mini Oficina 2 - Interseccionalidade na Prática: Explorando Identidades e Desigualdades para a Transformação Social
Palestrante: Prof. Marcos Vinícius Tomáz
Minicurrículo: Marcos Vinícius Tomáz é graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela mesma instituição, na linha de pesquisa: Instituições, Saúde e Sociedade. Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com área de concentração em Antropologia Social. Foi membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) e do Núcleo de Estudos em Ludicidade e Sociotecnologia (NELUS), ambos da UFSJ. Atuou como Acompanhante Terapêutico no campo da saúde mental. Atuou como Psicólogo da Saúde na Prefeitura Municipal de Carrancas-MG, no ano de 2018.Foi professor do curso de Psicologia da UNIFENAS (campus Varginha) em 2022 e 2023. É membro da coordenação da ABRAPSO Núcleo Sul de Minas, da Regional MG/ES.
22h30 - Encerramento

08/10 - Terça-feira
19h Mini Oficina 1 - Logoterapia e Análise Existencial: A Psicoterapia de Viktor Frankl - Princípios e Insights Atuais
Palestrante: Ulisses de Miranda Vieira
Minicurrículo: Ulisses de Miranda Vieira é médico pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS - Alfenas/MG). Psiquiatra (residência médica pela FHEMIG - Instituto Raul Soares - Belo Horizonte/MG). Psicogeriatra (resistência médica no HCUFMG - Belo Horizonte/MG). Título de Psiquiatra e Psicogeriatra pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Pós-graduação em Logoterapia e Análise Existencial (FACSETE). Formação em Psicoterapia Interpessoal pelo PROVE (UNIFESP). Instrutor de Mindfulness no modelo MBHP pelo Centro Mente Aberta (UNIFESP). Diretor técnico da POLOS Psiquiatria - Lavras/MG.
19h Mini Oficina 2 - Fundamentos da Terapia do Esquema para Casais: aplicando a teoria na conjugalidade
Palestrante: Higna Ester
Minicurrículo: Higna Ester Ferreira Silva é Psicóloga Clínica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (CRP 04/72322); Terapeuta Individual e de Casais; Formada em Terapia do Esquema para Casais pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em TCC (ITPC-MA); Colaboradora do Laboratório de Estudos e Intervenções em Terapias Cognitivas e Contextuais da UFMG (LaEIC-UFMG); Áreas de atuação: conjugalidade, saúde mental de pessoas solteiras, habilidades sociais e relacionamentos interpessoais.
20:30 - Pausa para Networking
21h Palestra - A História da Colônia de Barbacena
Palestrante: Renato Rosa
Minicurrículo: Renato Rosa, de Barbacena, é servidor da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais há 10 anos e trabalha atualmente como guia do Museu da Loucura. É pesquisador e entusiasta na área de tecnologia. Por 9 anos empreendeu uma pesquisa em que buscou resgatar toda a história da Colônia de Barbacena, contextualizando-a nas mais diferentes épocas. É autor de O Enigma de Issa, Psicotrônica, Diário de um Seduzido, Legado dos Gigantes e tradutor do livro Como Construir um Magnocraft.
22:30 - Encerramento do Congresso

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO