Paciente da Clínica de Fisioterapia do Unilavras emociona alunos com sua história de resiliência

Os alunos do 6º período do curso de Fisioterapia do Unilavras tiveram uma aula diferente. Eles acompanharam o depoimento do paciente da clínica de Fisioterapia que tem uma doença chamada Charcot Marie Tooth, também conhecida como Atrofia Fibular Muscular. Esquematicamente, a CMT atinge os nervos periféricos, que conectam a medula espinhal aos músculos, ocasionando uma perturbação na condução dos impulsos nervosos.

Antônio Ronaldo de Oliveira, de 62 anos, é paciente da Clínica do Unilavras desde 2004, quando descobriu a doença. Ele falou sobre a ínicio da doença: “-A doença pra mim era uma coisa nova. O médico me falou que eu ia parar de andar. ” Atentos, os estudantes acompanharam o depoimento. Ele relatou ainda as limitações que a doença lhe trouxe, caminhou e mostrou um pouco das dificuldades físicas que tem. A Prof. Laiz Helena de Castro Toledo, coordenadora do Curso, explicou aos alunos sobre os sinais físicos da doença, principalmente em membros inferiores. Atrofia dos joelhos, pé cavo e dedos da mão em “garra”.

Ronaldo é um exemplo de superação e persistência. Ele mostrou aos alunos algumas de suas invenções, criadas para ajudar no seu dia a dia. Falou da importância de persistir quando se tem um objetivo e mostrou a vontade que ele tem de viver. Ressaltou ainda a importância da Fisioterapia como forma de amenizar os sintomas da doença. “ – É um bem enorme que me traz fazer a fisioterapia para melhorar a minha perna. Aqui pra mim é uma família abençoada que eu tenho. Vocês escolheram uma profissão muito bonita, levar o bem ao semelhante. ”

[Best_Wordpress_Gallery id=”14″ gal_title=”Charcot_marie”]