Carro de “quarentena”? Veja os cuidados necessários!

Por Caio Pinheiro, professor do curso de Engenharia Mecânica no Unilavras

 

Quais cuidados devo ter com meu veículo para um curto período de não utilização? E quais devo ter para períodos mais longos? Separamos algumas dicas para você possa se prevenir de possíveis problemas com o seu carro. 

 

Número 1 – Cuidados com a bateria

Os carros modernos possuem vários recursos multimídia que consomem a bateria mesmo quando estão desligados, o que chamamos de “espera” ou stand by. Contudo, caso a manutenção esteja em dia, o carro pode ficar desligado por até 15 dias sem descarregar toda a energia. A maioria dos fabricantes recomenda que o carro seja ligado 1 vez por semana. Já os carros com baterias mais velhas precisam ser ligados em um intervalo de 3 dias. Deixe seu motor ligado de 10 a 15 minutos para fazer essa recarga.

Atenção! Cuidado com ambientes fechados, como garagens de prédios. O motor em funcionamento emite gases tóxicos, que podem se acumular em ambiente fechado, o que é totalmente nocivo para a saúde. Leve seu carro para um ambiente aberto para recarregar as baterias.

Em casos mais extremos, em que o carro ficará parado por meses, e não é possível ligá-lo de vez em quando, o recomendado é desconectar a bateria. Para isso, procure um profissional.

 

Número 2 – Cuidados com os pneus

O pneu parado também perde pressão aos poucos. Assim que voltar a utilizar seu veículo, passe em um posto de combustíveis e calibre todos os pneus. Caso você já saiba previamente que o carro irá ficar parado, calibre os pneus antes disso com + 0,5 bar além do recomendado.

 

Número 3 – Combustível

O combustível parado durante longos períodos no veículo pode criar deposito de impurezas, podendo gerar problemas na bomba, válvulas e bicos injetores. Porém, estes efeitos são mais comuns quando o carro fica mais de seis meses parado. Se não for esse o caso, não tem problema. A dica é guardá-lo com o tanque mais cheio, isso retarda o processo de degradação do combustível.

 

Número 4 – Fluidos de lubrificação e de arrefecimento

Quando o veículo não está sendo utilizado, ou mesmo quando se usa pouco, o óleo lubrificante não consegue operar na temperatura ideal e pode ser contaminado por combustível. Assim, você deve trocar o óleo mesmo que não esteja na data agendada para a troca.

Para o fluido de arrefecimento, que é o fluido do ar-condicionado, recomenda-se uma utilização de 15 em 15 dias. Para tanto, ligue seu ar-condicionado por 5 minutos nesse intervalo de tempo.

 

Número 5 – Limpeza

A sujeira acumulada na superfície do carro pode estragar a pintura a longo prazo. Não deixe de lavar e limpar o seu carro no período em que ele ficar parado. Outra boa sugestão é cobrir a carroceria do veículo com capas apropriadas. Mas, limpe o veículo antes disso.

 

Dica de ouro – Dê uma volta

Em resumo, a maioria dos problemas está vinculada com a não utilização do veículo. A melhor solução é sair para dar uma volta de carro! Circule com o veículo por pelo menos 20 minutos, uma vez na semana e volte para a garagem. Nesse processo você irá recarregar a bateria, colocar os fluidos em funcionamento e dar uma arejada no interior do carro, evitando a maioria dos problemas informados.

 

Gostou das dicas? No curso de Engenharia Mecânica do Unilavras você aprende muito mais! Faça parte!