Artigo de professor e aluna do Unilavras é publicado em livro

Como envolver os alunos nas aulas de forma integral e participativa? Quais são os processos que podem ajudar professores nessa jornada? Essas e muitas perguntas podem contribuir com a melhora do ensino nas escolas e faculdades. Pensando nisso, o professor Alex Ribeiro Nunes e a aluna Daniela Regina da Silva Paiva Ferreira, do 6º Período do curso de Pedagogia do Unilavras, produziram um artigo científico, buscando compreender o processo de implantação das metodologias ativas no ensino superior. Em outubro, o resultado da pesquisa foi incluído no lançamento do livro “A Educação em Tempos de Pandemia: Desafios e Possibilidades”.

O artigo “Movimentos e Interfaces da Educação na Atualidade: a prática docente e a utilização de metodologias ativas na universidade” é fruto da pesquisa de Iniciação Científica da dupla. O material foi apresentado em junho de 2019 no Seminário de Iniciação Científica do Unilavras. O artigo traz uma reflexão a respeito das metodologias ativas tendo como cenário a universidade. A pesquisa buscou responder a seguinte problemática: quais são os processos e as (im)possibilidades de implantação das metodologias ativas nos espaços universitários?

Por se tratar de um conteúdo relacionado com a temática central do livro “A Educação em Tempos de Pandemia: Desafios e Possibilidades”, o artigo de Alex e Daniela foi aceito e está entre os capítulos da obra. O livro traz diversos textos sobre os processos educacionais dentro do atual momento de pandemia, além de artigos sobre metodologias inovadoras e formação docente. Um exemplar foi doado à Biblioteca do Unilavras para consulta dos alunos e professores.

Metodologias ativas e a Pandemia da COVID-19

Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas em todos os segmentos educacionais foram transferidas para o espaço virtual. Assim como os professores, alunos também tiveram que se adaptar em um novo modelo de ensino.

De acordo com Alex, “as metodologias ativas passam a ser ótimas estratégias para os professores. Na interação virtual é necessário o comprometimento e participação efetiva do aluno”. Assim, algumas atividades que trabalham o dinamismo e o espírito de equipe, podem ser aplicadas para que as aulas sejam mais atrativas.

Ainda segundo ele, o objetivo das metodologias ativas é envolver o aluno para que ele possa contribuir de forma prática para o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, atividades como seminários em grupo, chat e quiz, organização e apresentação de mapas conceituais, podem ajudar o aluno a compreender o conteúdo da disciplina de forma mais clara.