Você conhece as Políticas Públicas em Saúde Mental?

Por Paula de Deus, professora do curso de Psicologia do Unilavras.

 

Diversas discussões a respeito do psicológico das pessoas, devido à Pandemia da Covid-19, estão em alta. Assim como a OMS, a ONU também  fez o alerta aos governos para o aumento no número de casos de doenças mentais e na gravidade dos já existentes, devido ao medo, luto, incerteza e caos econômico.

Enfrentamentos antes já debatidos no âmbito das Políticas Públicas em Saúde Mental acentuaram o debate sobre os desafios para a melhoria e ampliação do acesso aos serviços ofertados.

 

Como acontecem os atendimentos à saúde mental no país?

No Brasil, o atendimento público e gratuito à saúde mental é realizado pelo SUS. O acolhimento acontece por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com serviços de atendimento e acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, em Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e de desinstitucionalização.

A atenção à saúde mental também acontece pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através dos Centros de Referências em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referências Especializados em Assistência Social (CREAS).

Estes programas são serviços assistenciais voltados às famílias vulneráveis pela pobreza e exclusão social. Assim, eles funcionam como elos integradores entre as ações que realizam e programas específicos em saúde mental.

Dessa forma, as ações em saúde mental nos municípios buscam atingir as singularidades dos usuários do sistema. A Rede de Atenção em Saúde Mental oferece serviços previstos pela lei. Alguns serviços são: o acesso à medicação, acolhimento, desenvolvimento de ações de promoção de saúde mental, psicoterapia individual e em grupo, intervenções terapêuticas coletivas, regime de atenção diária, acompanhamento contínuo, atenção hospitalar e às urgências e reabilitação psicossocial.

 

Atendimento Psicossocial e a participação do Unilavras

Os docentes e discentes do Centro Universitário de Lavras, por meio dos estágios obrigatórios e parceria com as Prefeitura de Lavras e cidades da região, atuam na Rede de Atenção Psicossocial, Raps (SUS). Assim, eles desenvolvem atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e Residências Terapêuticas e no Sistema Único em Assistência Social, nos CRAS e CREAS.

Em conjunto com a equipe de profissionais que trabalha nessas instituições, vários projetos terapêuticos e interventivos são desenvolvidos. Os principais objetivos são o aprendizado e contribuição no entendimento sobre a doença mental. Dessa forma, os envolvidos nos estágios e atividades compreendem na prática, que as doenças mentais que não se definem apenas por sintomas psicopatológicos. É preciso levar em consideração os demais vínculos que ligam a vida subjetiva e o campo social que cerca o paciente, compreendendo que o seu cuidado só acontecerá se a intervenção também atingir esses aspectos.

Partindo deste princípio, nossas ações são orientadas para a possibilidade de convivência, da diversidade, para produção de saúde e transformação. Podemos então, garantir a condição de uma cidadania e a construção de uma nova trajetória de vida, levando em consideração os laços afetivos, familiares e comunitários dos usuários.

Assim também, buscamos contribuir para os serviços de atenção psicossocial e seus usuários. Diversas modalidades de trabalhos interdisciplinares são desenvolvidas, tais como psicoterapia individual e grupal, intervenções através de grupos interdisciplinares terapêuticos ou de promoção de saúde, como rodas de terapia comunitária, grupos de artesanato e rodas de conversas em saúde mental.

 

No curso de Psicologia do Unilavras você aprenderá mais sobre os programas de atendimento à saúde mental que existem no Brasil. Inscreva-se no Vestibular!