Professora do Unilavras participou da ANPEd Sudesde 2020

Entre os dias 30 de novembro de 03 de dezembro, aconteceu a 14ª Reunião ANPEd – Sudeste. Neste ano, excepcionalmente de forma remota, o evento teve como tema central: Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia. Foi um evento com menor variedade de atividades, mas garantidas a sessão e a conferência de abertura e de encerramento; mesas temáticas diárias; encontros dos GTs; atividades culturais e reuniões de Fóruns da ANPEd e de Associações. A professora Ana Caroline de Almeida, do curso de Pedagogia do Unilavras, participou ativamente do evento, principalmente no GT 10 – Grupo de Trabalho em Alfabetização, Leitura e escrita, o qual ela acompanha há mais de 10 anos. Ela apresentou dois trabalhos e coordenou uma mesa no dia 3.

O primeiro trabalho apresentado,  “ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: DADOS PRELIMINARES DE UM ESTUDO DE CASO EM ANDAMENTO”,  é resultado de uma pesquisa que vem sendo realizada no âmbito do GPEALE – Grupo de Pesquisa em Alfabetização, linguagem e colonialidade, grupo do qual a professora é vice-coordenadora. Assim, a pesquisa surgiu em meio ao cenário que nos foi imposto diante da pandemia: com a suspensão das aulas presenciais e proposição do ensino remoto, da educação infantil ao ensino superior. “Nossa preocupação em torno de como seria o trabalho com crianças em processo de alfabetização ganhou força. E agora?Este cenário inédito, revira então o campo de estudos da alfabetização, suscitando novas questões sobre esse tema que tem sido nosso objeto de reflexão há bastante tempo”. Os resultados preliminares do estudo indicam que na turma que vem sendo acompanhada pela professora, a interação se dá predominantemente com as famílias das crianças, via Whatsapp. E que os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores nesse ano têm sido enormes, principalmente o de conseguir a participação das crianças e garantir suas aprendizagens.

O segundo trabalho apresentado por Ana Caroline é voltado para o mundo da gramática. “EU GOSTO DE TRABALHAR GRAMÁTICA COM ELES: OS TEXTOS E O ENSINO DE GRAMÁTICA NUMA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO”, é um recorte da tese defendida pela professora em maio desse ano, pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo geral da tese foi descrever e analisar eventos de alfabetização em duas turmas do primeiro ciclo, a saber: uma da Rede Municipal do Recife (PE) e outra da Rede Municipal de São João del-Rei (MG), ambas turmas de segundo ano.

No último dia do evento (03), a Ana Caroline foi a coordenadora da sessão de apresentação de trabalhos nesse mesmo GT. Ela foi responsável por fazer a mediação entre os apresentadores e os ouvintes, sintetizando os temas e articulando as questões e proposições suscitadas na sessão.

O evento reuniu conceituados pesquisadores na área da educação e, no GT 10 especialmente, contou com nomes como Cecília Goulart (UFF), Ana Luiza Smolka (UNICAMP), Ludmila Andrade (UFRJ) e Socorro Nunes (UFSJ), Dagoberto Buim Arena (UNESP). Todos comprometidos com o objetivo de compartilhar o conhecimento produzido nos programas de mestrado e doutorado do país, bem como dialogar com estudantes e professores.

Embora o evento tenha ocorrido de maneira remota, a professora reforça que foi um evento extremamente bem organizado, que funcionou muito bem e trouxe várias possibilidades aos participantes. “Durante as manhãs, pudemos acompanhar as mesas de debates, com temas  atuais e relevantes. Tínhamos a opção de escolher a mesa que mais nos interessava e construir nosso itinerário formativo ao longo do evento”.