Você conhece as áreas de atuação do arquiteto urbanista?

Por Claudia Neves, arquiteta e urbanista, supervisora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – EMAU do Unilavras.

 

O campo da Arquitetura e Urbanismo é muito abrangente, com várias áreas e muitas possibilidades de atuação. Mas, afinal, quais são as áreas de atuação do arquiteto urbanista?

O arquiteto é o profissional que projeta espaços para os mais diversos usos como casas, prédios, órgãos públicos, bairros, praças e até cidades. Ele é quem planeja as construções, cria as plantas, define os materiais e propões soluções que vão ao encontro das necessidades dos usuários. Quem regulamenta a área de arquitetura é o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O que um arquiteto faz engloba não apenas a criação de plantas de arquitetura, mas também um acompanhamento completo desde a compra dos materiais até o dia a dia na obra. Se você quer saber mais sobre arquitetura e urbanismo ou sonha em ser arquiteto, fique atento!

 

Vamos lá!

Vou apresentar para vocês algumas das áreas que o profissional de arquitetura e urbanismo pode atuar.

 

Planejamento Urbano

Trata-se de uma vertente importante da Arquitetura. O arquiteto que atua nessa área, chamado urbanista, é responsável pelo planejamento de regiões, bairros ou cidades inteiras. Seu objetivo é organizar os espaços e propor as melhores soluções para o bem-estar e qualidade de vida da população.

O constante crescimento populacional das cidades gera problemas relacionados à mobilidade urbana e outras questões. Diante desse contexto, políticas públicas voltadas ao planejamento urbano são cada vez mais necessárias. O arquiteto e urbanista deve considerar, portanto, a profissão como uma contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

 

Paisagismo

O arquiteto paisagista atua na criação e concepção dos espaços abertos, como por exemplo, jardins e praças. Quem pensa que paisagismo se resume em colocar plantas nos ambientes, está muito enganado. Assim, essa área é voltada para a criação de projetos e gestão de espaços livres, públicos ou privados, urbanos ou não urbanos. Quem atua nessa área tem como uma grande preocupação a composição estética da paisagem juntamente com a arquitetura.

 

Restauração de Edifícios

O Restauro de Edifícios trata-se da recuperação de construções antigas ou deterioradas. Quem trabalha nesse ramo deve possuir técnicas e conhecimentos em restauro, visando sempre manter a integridade total e as características originais da edificação. Dessa forma, a área de restauração de edifícios tem um ritmo de trabalho bem diferente dentro da arquitetura.

Essa é a escolha ideal para os apaixonados por história. Quem escolhe ser restaurador atua no mapeamento dos danos de uma obra e realiza estudos de materiais para identificar as melhores formas de fazer melhorias. Este trabalho envolve o domínio de assuntos referentes à umidade, temperatura, tintas, entre outros.

 

Arquitetura Promocional

Voltada para eventos, feiras e projetos de estabelecimentos. O arquiteto é o responsável pela criação dos stands, decoração e de espaços comerciais. Esta é uma área bem promissora, pois nosso país é o que mais recebe eventos na América Latina.

 

Comunicação Visual

Esta área consiste na criação da identidade de uma empresa e de um produto, podendo também lidar com desenho industrial, cinema e cenografia. Em relação aos aspectos urbanos, este arquiteto trabalha com todas as questões visuais da cidade, como a poluição, e todas as formas de comunicação que podem afetar o funcionamento urbano, como placas de sinalização, de identificação e de alerta e muitas outras.

 

Acompanhamento e Administração de Obra

Nessa área de atuação, o arquiteto será responsável em pôr o projeto para acontecer. Ele acompanha e administra a obra, de forma que tudo saia conforme foi proposto no projeto. Ele também é o responsável por manter a qualidade e a segurança durante todo o processo de execução.

O acompanhamento de obra é um trabalho essencial para garantir a segurança e cumprimento das especificações. Assim, saber os detalhes do projeto de arquitetura é importante, o que faz um arquiteto ser o profissional ideal para essa tarefa.

 

Desenho de mobiliário

Essa área é para aqueles que têm um feeling pelo design. O profissional que segue por ela é responsável tanto pela criação dos objetos e de mobiliários, quanto criando tendências para a arquitetura de interiores.

 

Carreia Acadêmica/Pesquisa Cientifica e Tecnológica

O arquiteto também pode seguir a carreira acadêmica e atuar como professor de arquitetura ou como pesquisador. Essa área da arquitetura é indicada para quem quer se aprofundar nos estudos e contribuir com o crescimento da área contribuído o conhecimento.

 

Especialista em BIM

Essa nova tecnologia trouxe maior detalhamento aos projetos e criou no mercado de arquitetura a necessidade de profissionais especializados em programas como o Revit. Os arquitetos contam com diversos programas que ajudam a projetar de maneira mais rápida e eficiente. Com o desenvolvimento da tecnologia voltada à construção e arquitetura, vimos o surgimento do BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção).

A demanda por esse especialista tem aumentado a cada ano, pois a indústria precisa incluir novas tecnologias, como modelos de representação 3D e outras soluções virtuais no processo de design. Assim, a utilização do BIM permite estimar custos e produzir documentos de construção, o que auxilia na tomada de decisões relativas à área.

 

Áreas Gráficas

Com a proliferação constante da tecnologia e da computação, muitas áreas de atuação para os profissionais de arquitetura estão surgindo. Essas novas áreas possibilitam que o arquiteto possa buscar diversas novas possibilidades em sua profissão. Os profissionais que atuam nessas áreas são normalmente artistas especializados em modelagem 3D, renderização, iluminação ou pós-produção. Vejam algumas delas:

Visualização Arquitetônica em 3D; Designer Gráfico de Animação; Designer de Imagens 3D; Social Media Designer; Design de Videogame e muitas outras.

 

Fotografia

A fotografia de arquitetura está se tornando cada vez mais popular, possivelmente devido à beleza geométrica que pode emergir ao tentarmos capturar uma composição espacial dentro de uma moldura retangular. A fotografia preocupa-se mais com a estética, com o objeto e a composição naquele momento único, dentro desse quadro específico. Preocupa-se com a atmosfera fugaz mais do que com a organização permanente de pessoas e espaços. No entanto, ainda consiste em composição, cor, ambiente e experiências.

 

Ufa…

E não para por aqui!

A área da arquitetura e urbanismo é mais ampla que você possa imaginar, mostrei aqui só um pouquinho desse universo de mil e uma possibilidades. 

 

Mas Claudia, quais são as habilidade necessárias para ser um arquiteto urbanista?

Agora que você já sabe o que faz um arquiteto, essa é uma dúvida muito comum para quem quer estudar arquitetura. Vamos lá!

A primeira delas é saber desenhar. Mas o futuro arquiteto não precisa ser um expert em desenho, nem criar croquis perfeitos. O conhecimento deve ser o suficiente para elaborar desenhos técnicos e conseguir passar as ideias para o papel de uma forma clara mantendo um senso estético. A outra habilidade é a dedicação e o interesse pela área. Essa sim é a mais importante. 

 

“profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis”

 

E aí? Ainda ficou com alguma dúvida sobre a profissão e as áreas de atuação do arquiteto urbanista?? Venha conhecer nosso curso e fazer parte dele.