Por que o planejamento é tão importante para o sucesso empresarial?

Por Gislaine Fernandes, professora do curso de Administração do Unilavras

 

O futuro é imprevisível e incerto. Por isso, é melhor nos prepararmos para o futuro do que ser pegos de surpresa. Existem diferentes maneiras de lidar com o futuro. Podemos não nos prepararmos para enfrentar os desafios que podem surgir. Ou podemos nos preparar e antecipar algumas ações de forma a tornar o caminho mais previsível.

Claro que não temos uma “bola de cristal” para prever o futuro, mas analisar o mercado no qual a empresa está inserida e traçar cenários pode ajudar a prever o que pode vir a acontecer, aproveitando as oportunidades e minimizando os efeitos das ameaças.

Mas, já que o futuro é incerto é possível planejar ações futuras em um ambiente de rápidas transformações como o que estamos vivenciando? Não só é possível como é necessário. Mesmo que o mercado esteja em constante transformação, isso não exclui a necessidade de ter um planejamento, pelo contrário, torna-o ainda mais importante.

Uma forma de nos prepararmos para o futuro é planejar. Sendo assim, o que é Planejamento? Planejamento nada mais é do que o ato de simular o futuro desejado e estabelecer, antecipadamente, as ações e os meios adequados para atingir os objetivos. Orienta as empresas na tomada de decisões e na distribuição de seus recursos. É uma ferramenta empresarial muito utilizada pelas empresas que querem alcançar sucesso. Mas afinal, qual a importância do planejamento para o sucesso empresarial?

Um dos principais fatores que levam as empresas a fecharem as portas antes de completarem um ano de vida é a falta de planejamento. Sem um planejamento, dificilmente as empresas conseguem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Assim, o planejamento permite que as empresas consigam traçar estratégias para alcançar os seus objetivos. Claro que não basta apenas planejar. É preciso que os gestores implementem as ações e controlem para verificar se as ações e as metas estão sendo realmente alcançadas. São as ações do dia a dia que vai fazer com que a empresa consiga alcançar o futuro desejável.

 

Dentro do ambiente empresarial temos três tipos de planejamento: veja quais são!

O planejamento estratégico é um planejamento de longo prazo e é desenvolvido pela cúpula da administração, ou seja, pelos dirigentes que ocupam o nível mais alto da empresa. São eles que detêm uma visão sistêmica (global) da empresa e têm melhores condições de acompanhar o que está acontecendo no ambiente externo.

O planejamento tático é um planejamento de médio prazo e de responsabilidade dos gerentes de nível médio. O planejamento tático é um desdobramento dos objetivos e estratégias delineadas no planejamento estratégico. Aqui os gestores irão analisar e definir como será implementada as estratégias traçadas anteriormente. Eles vão verificar, por exemplo, se a empresa tem disponibilidade de recursos necessários para executar o planejamento.

O planejamento operacional é um planejamento de curto prazo e de responsabilidade dos gerentes do nível operacional. Envolve a realização dos planos, ou seja, colocar em prática aquilo que foi planejado nos níveis anteriores.

 

Cuidados ao realizar um planejamento

Mesmo que não seja de forma estruturada por meio de um documento formal é importante que as empresas façam um planejamento estratégico. Dessa forma será possível traçar planos para direcionar os esforços organizacionais em prol de um objetivo comum. No entanto, alguns cuidados são necessários:

 

Faça um diagnóstico organizacional

Uma etapa muito importante do planejamento é analisar o mercado no qual a empresa está inserida. Dessa forma, fazer uma análise criteriosa do ambiente interno e externo permite que as empresas tracem os melhores objetivos. Internamente as empresas podem identificar seus pontos fortes e fracos e externamente as oportunidades e ameaças.

A compreensão das mudanças que ocorrem no ambiente ajuda os gestores a reconhecer os problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.

 

Trace objetivos, estratégias e metas realistas

A definição dos objetivos é umas das etapas mais importantes do planejamento. Cabe à empresa definir onde ela quer chegar. É preciso saber quais resultados quer alcançar por meio da aplicação de esforços e recursos. Portanto, esses objetivos devem ser condizentes com a missão, visão e valores da empresa.

Após definir seus objetivos, o gestor deve traçar as estratégias e as metas para alcançar os objetivos organizacionais. No entanto, tanto os objetivos quanto as estratégias e metas devem ser realistas. Elas devem ser possíveis de serem implementadas. Não adianta propor algo impossível de implementar, caso contrário irá ficar apenas no papel.

 

Acompanhe as estratégias implementadas

o acompanhamento é essencial para o alcance dos objetivos. Caso algo dê errado ou o gestor encontre alguma dificuldade de implementar alguma estratégia ele pode traçar novas estratégias. Isso é comum de acontecer, principalmente quando o planejamento é de longo prazo.

Devido às mudanças que acontecem no ambiente no qual a empresa está inserida, talvez algumas estratégias traçadas no momento que o planejamento foi construído sejam inviabilizados de serem colocados em prática. Por isso, a necessidade de traçar novas estratégias para alcançar os objetivos organizacionais.

 

Faça as mudanças necessárias

O planejamento não pode ser algo engessado. Sempre que necessário a empresa precisa revisar seus planos e fazer as mudanças necessárias para o alcance dos objetivos.

 

Viu só como o planejamento é importante para o sucesso das empresas? No curso de Administração do Unilavras você aprenderá diversas formas de realizar esse tipo de tática. Faça parte da família Unilavras!