Saiba como evitar vazamentos e desperdícios de água em casa!

Por Lucas de Paula Ferreira Souza, professor do curso de Engenharia Civil do Unilavras.

 

A água que utilizamos em nossas casas deve ser potável. Para isso, é preciso que ela atenda a diversos parâmetros da qualidade previstos pelo Ministério da Saúde. Assim, as companhias de abastecimento e saneamento de todo o país realizam diversos processos em estações de tratamento para que a água bruta captada nos mananciais receba qualidade e se torne água tratada “potável”. Dessa forma, estas agências monitoram o armazenamento e o transporte desta água até os hidrômetros, para que ela continue potável ao chegar nas torneiras das residências.

Mas afinal, onde desejamos chegar com esta introdução? É preciso conscientizar a população de que existe um longo processo para obter água potável. No entanto, o objetivo maior é o de multiplicar pessoas para difundir o pensamento de que a água é um bem público e que recebe a mais alta qualidade, assim como matérias-primas se transformam em um produto de consumo durável.

Hoje, trazemos algumas dicas para que você possa economizar água e evitar vazamentos em sua casa!

 

É preciso repensar nossos hábitos pessoais

Nós, seres humanos, precisamos melhorar a cada dia em todos os aspectos. Sendo assim, é preciso que o diálogo seja saudável e presente nas famílias. Passe a observar como vocês utilizam a torneira. Muitas pessoas a deixam aberta enquanto estão fazendo outras coisas, como escovando dentes; ensaboando o corpo e louças; torcendo panos e tantos outros afazeres. Durante essas atividades, não percebemos o volume de água potável que está sendo desperdiçado.

Ao juntarmos todos esses desperdícios de cada membro familiar, em um mês teremos várias caixas d’água potável desperdiçadas. E é por isso que a educação ambiental deve ser praticada a todo momento, inclusive na geração do lixo.

 

Fique de olho na vida útil dos seus aparelhos hidráulicos!

Todos os aparelhos hidráulicos, do mais simples, como uma torneira, até os mais complexos, como lava louças e filtros, possuem vida útil. Veja abaixo as principais recomendações de monitoramento contínuo:

            Torneiras em geral

A pressão de fechamento das torneiras deve ser adequada para evitar desgaste prematuro. Muitas das vezes em que estão vazando, basta substituir uma pequena arruela de borracha “bucha” para sanar o problema. Uma goteira pode gerar grande volume de água desperdiçado no mês.

Os registros de pressão dos chuveiros não devem sofrer apertos exagerados, pois muitos chuveiros possuem um tempo para esvaziamento de seu “prato”, devendo-se observar o real problema de vazamento para assim ser sanado. Atualmente, existem torneiras e registros com giro 1/4 de volta com boa durabilidade, não sendo necessário aperto para vedação;

            Alta vazão “volume por tempo” nos aparelhos

É recomendável que cada instalação – como banheiro, copa e lavanderia – possua, pelo menos, um registro geral. Regule o mesmo para que forneça a vazão adequada pelo menos naquele aparelho que exige maior volume de água para seu funcionamento. Caso a instalação não possua registro, pode-se fazer a regulagem no registro de saída da caixa d’água.

Cuidado! Alguns registros gerais podem apresentar vazamentos após o ajuste por estarem com suas partes internas de vedação ressecadas.

Neste caso, se após alguns giros no registro, se o vazamento não acabar, será necessário a substituição das peças de vedação. É preciso atenção para as válvulas de descarga dos vasos sanitários. Elas também possuem regulagem de vazão e devem estar ajustadas, de preferência, para a vazão máxima. Após isso, o registro geral deve ser ajustado de acordo com o volume necessário para a descarga do vaso sanitário. Assim você também economizará a água nos demais aparelhos, como torneiras e chuveiros. Contudo, cada caso merece atenção, então pode ser necessário um profissional especializado para ajustes nos registros. 

            Vazamento pela válvula de descarga

Assim como o chuveiro, que é um dos maiores vilões no consumo de energia elétrica, o vazamento pela válvula de descarga, na maior parte escondido, provoca um dos maiores desperdícios de água. Para verificar se sua válvula está com vazamento, observe, de preferência, com uma lente e uma lanterna, se está havendo escorrimento de água pela parede do vaso sanitário. Outra dica é utilizar um pó flutuante, tipo pó de café. Dessa forma, se o pó se movimentar na superfície d’água no vaso sanitário, está havendo vazamento.

            Paredes umedecidas

Pode ser que alguma conexão ou tubo esteja danificado ou mal colado. Quem nunca presenciou alguém fazer um furo com furadeira e achar um cano? Neste caso é importante ter fotos da instalação antes do revestimento da parede e até projetos hidrossanitários. No entanto, é preciso certificar se realmente o problema é na tubulação de abastecimento para quebrar no local e fazer a manutenção. Em épocas de chuva, geralmente os problemas de umidade estão associados a infiltrações de águas pluviais.

             Teste pelo Hidrômetro

Certifique de que todos os aparelhos da edificação estejam fechados e, a princípio, sem vazamentos. Observe se existe água de abastecimento da rua e certifique-se de que a caixa d’água esteja totalmente cheia e sem vazamentos. Após esses procedimentos verifique se os ponteiros do hidrômetro estão parados. Caso não, deve-se rastrear com maior critério os possíveis locais de vazamentos.

            Dispositivos de aumento da vazão

No mercado existem dispositivos que são instalados nos reservatórios “caixas d’água” e em outros locais das instalações. Assim, eles têm o objetivo de aumentar a vazão, principalmente, nos chuveiros. A recomendação é verificar se realmente é necessário tal dispositivo, pois provocam grande consumo de água.

            Defeitos na boia do reservatório

os problemas que mais ocorrem nas boias são: “a boia soltou da haste”, neste caso o fechamento do registro da boia não vai funcionar, provocando grande vazão de saída, podendo a água transbordar no reservatório e ser infiltrada pela laje. É recomendável que todo reservatório possua extravasor “ladrão” com pelo menos um diâmetro acima do diâmetro de abastecimento. Porém é de muito importante que a saída de despejo da água seja direcionada em um local de queda, e passível de escuta, para que seja identificado rapidamente o problema e o hidrômetro deve ser fechado para que então a boia seja substituída.

Dica de ouro: tenha, pelo menos, uma boia reserva em casa. Caso não tenha e aconteça no final de semana, tente controlar a abertura do registro no hidrômetro, para não ficar sem água na caixa. A haste da boia também pode empenar ao longo do tempo, pois o material atingiu o regime elástico. Dessa forma, mesmo que seja desempenado, voltará ao estágio anterior, causando também vazamento.

 

Viu só como é importante cuidar da parte hidráulica da sua casa? No curso de Engenharia Civil do Unilavras você entenderá melhor como cada um destes equipamentos pode garantir que não aconteçam vazamentos e desperdícios na sua casa! Inscreva-se!