Professora do Unilavras publicou artigo em revista internacional de cardiologia veterinária

Quem tem cachorro em casa sempre fica preocupado quando os bichinhos começam a vomitar e defecar com sangue. Nestes momentos, é preciso ir até o médico veterinário para saber o que aconteceu. Estes sintomas descritos são alguns da parvovirose, doença causada por um vírus que infecta tecidos com alta divisão celular, como o intestino e tecidos linfoides. Assim também o coração dos cachorros pode ser afetado, tanto pela ação direta do vírus, quanto pela sepse. Os cães jovens, até 1 ano de idade, são os principais infectados.

E essa doença foi tema de um artigo publicado recentemente pela professora Claudine Botelho, do curso de Medicina Veterinária do Unilavras. A revista Journal of Veterinary Cardiology é uma das mais conceituadas da área e aprovou o artigo de Claudine. O artigo buscou avaliar a atividade cardíaca em cachorros que contraíram a parvovirose, por meio de uma técnica ecocardiográfica moderna, conhecida como speckle tracking.

De acordo com Claudine, foi observada a presença de disfunção sistólica em todos os cães com infecção pelo parvovírus. No entanto, a disfunção foi mais intensa nos animais com a doença grave e ainda pior nos que vieram a óbito. Os resultados da pesquisa apontaram que a avaliação da função cardíaca pode contribuir para prognósticos mais eficazes no tratamento da doença.

Prevenção

A parvovirose pode ser prevenida em cães saudáveis, sabia? Para isso é preciso que o cartão de vacinação do seu pet esteja atualizado com as vacinas V8 ou V10, que já contêm o imunizante contra o parvovírus. Os gatos também podem contrair a doença, então é importante que eles também sejam vacinados. E em caso de contaminação, procure imediatamente o médico veterinário de sua confiança para o tratamento ideal!