A pedagogia em espaços não-escolares

Por Alex Ribeiro Nunes e Bárbara Cristina Heitor Silva, professores do curso de Pedagogia do Unilavras

Além de ser um profissional da educação, atuando em escolas, o Pedagogo também atua em espaços não-escolares, sabia? O texto de hoje é justamente sobre isso! Você vai conhecer um pouco mais sobre onde este profissional se encaixa e apoia a sociedade, fora da sala de aula. Vamos lá?

O mercado de trabalho para Pedagogos está cada vez mais amplo e diverso. Este profissional pode atuar em editoras, ONGs, brinquedotecas, centros de reabilitação de jovens e adolescentes, empresas, hospitais e até mesmo em fóruns ou tribunais de justiça, integrando as equipes técnicas ou multidisciplinares.

Os desafios para o Pedagogo são enormes, principalmente no que se refere ao seu processo de formação e aperfeiçoamento. Assim, existem diversas oportunidades que estão começando a surgir para este profissional.

Seu papel não se resume simplesmente em coordenar treinamentos, elaborar planos, metas, avaliar os cursos de relações humanas. As empresas querem mais que isso! Elas querem um aliado, um representante, que crie estratégias para que cada colaborador se perceba como peça importante para a instituição.

O Pedagogo, no exercício de sua função, precisa trabalhar em equipe. Dessa forma, suas atividades são desenvolvidas no contato com as pessoas e setores da empresa. Assim também, ele está presente na elaboração e/ou reestruturação de documentos que registrem e organizem os processos de pessoal.

Agora que você já entendeu como o Pedagogo pode contribuir na formação de pessoas e organizações, vamos deixar listadas as áreas que mais se destacam com a presença deste profissional. Confira um pouco mais sobre a atuação da pedagogia em espaços não-escolares!

Pedagogia hospitalar

O Pedagogo hospitalar tem um importante papel dentro dos hospitais e clínicas. Sua finalidade é acompanhar a criança ou adolescente que está internado, ou realizando algum tipo de tratamento. Dessa forma, o pedagogo é responsável por acompanhar este paciente no período de ausência escolar. Ele tem, também, como proposta, a intervenção terapêutica no resgate à alegria e a autoestima que, muitas vezes, são perdidos devido à doença e à hospitalização.

Pedagogia em núcleos de Educação a Distância

Nesta área, o Pedagogo trabalha as práticas pedagógicas que acontecem na organização e dinâmica da Educação a Distância (EAD). Ou seja, ele é responsável pela elaboração da sala de aula virtual; pela escolha dos conteúdos e metodologias e elaboração das atividades.

É preciso pensar na diversificação das ferramentas de aprendizagem, como a criação das avaliações e os processos das relações educativas virtuais: professor-aluno; tutor-aluno; aluno-aluno; professor-conteúdo; aluno-conteúdo; professor-tutor.

Pedagogia em agências ou espaços de turismo

A atuação deste profissional no campo do turismo está relacionada a projetos e funções de recreação. Assim também, pode ter sua presença em acompanhamentos durante ocasiões e atividades de lazer e entretenimento, como excursões, passeios e visitas escolares; acampamentos.

Pedagogia empresarial

As possibilidades de atuação do Pedagogo nesta área são várias. Entre elas estão a gestão do conhecimento; comportamento humano nas organizações; projetos culturais; cultura organizacional; gestão do processo da qualidade e produtividade; relações interpessoais no trabalho e outros espaços comuns ao aspecto humano.

Enfim, os conhecimentos do Pedagogo pode colaborar para os processos e dinâmicas das mais diferentes instituições. É importante que o profissional esteja bem preparado para mediar, intervir e canalizar os diversos processos, transformando em fatores positivos todos os envolvidos.

No curso de Pedagogia do Unilavras, a identidade do Pedagogo para o trabalho nesses espaços é desenvolvida ao longo de todo o curso focando nas habilidades de comunicação, trabalho em grupo, proatividade e expertise. Faça o vestibular e seja Unilavras!