Pesquisa que mapeou o genoma de saguis Callithrix teve participação de professor do Unilavras

A evolução das espécies é um tema muito estudado e pesquisado por estudiosos de todo o planeta. O professor Nelson Curi, do curso de Medicina Veterinária do Unilavras, participou de um estudo que mapeou o genoma de saguis Callithrix espalhados por todo o Brasil. O artigo, foi publicado na Revista BMC Genomics, que possui alto fator de impacto na área de biologia genética.

O estudo analisou o DNA de 49 saguis de quatro espécies (C. aurita, C. geoffroyi, C. jacchus, C. penicillata) e híbridos antropogênicos (C. aurita x Callithrix sp., C. penicillata x C. jacchus, Callithrix sp. x Callithrix sp., C. penicillata x C. geoffroyi). Ao final, a pesquisa teve como grupo focal cinco espécies de Callithrix. Dessa forma, a investigação do genoma dos animais também pode mapear a presença de espécies invasoras – aquelas não nativas – em áreas onde algumas espécies encontram-se em extinção, como é o caso do mico-leão-dourado.

De acordo com o artigo, foram encontradas diversas espécies, com potencial invasivo, que foram introduzidas no sudeste da Mata Atlântica. Vale ressaltar que o estudo aponta o comércio de animais como um dos fatores para o aumento de espécies invasoras nessa região. Normalmente, os animais vêm da região Nordeste para a Sudeste, e vice-versa. Assim, com a presença das espécies invasoras, o que é ocorre é o cruzamento entre as espécies. Ou seja, isso fragiliza ainda mais a condição genética de cada gênero local. Leia a pesquisa completa clicando aqui.