Unilavras investe em tecnologias para o curso de odontologia

O Unilavras tem em seus princípios a excelência e a busca por transformar vidas através da educação. Recentemente, como forma de melhorar a experiência dos alunos e pacientes atendidos pelo curso de Odontologia, a Instituição adquiriu dois scanners digitais, que são utilizados em radiografias computadorizadas.

Para os alunos a radiografia digital representou um grande avanço, uma vez que atividade é feita de forma mais ágil. O aluno, sob a supervisão do professor, posiciona o sensor, que é parecido com o filme das radiografias, na boca do paciente. Assim, a radiografia é feita utilizando os mesmos aparelhos de raio-x que estão presentes na grande maioria dos consultórios odontológicos.

A diferença, no entanto, está no resultado da imagem. Ao utilizar o filme comum para as radiografias, é preciso que o material seja mergulhado em produtos químicos até que a imagem fique nítida. Dessa forma, não é preciso passar por esta etapa ao utilizar o scanner, uma vez que o aparelho é ligado a um computador e a imagem está ali, pronta, em instantes.

Além disso, o sistema digital possui a vantagem de ajustar a imagem, aumentando o contraste (cor), garantindo uma maior confiança na medição de lesões e dentes. Outro benefício é o armazenamento das imagens em formato digital, facilitando a visualização em dispositivos móveis e em computadores.

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente também foram um fator na hora de adquirir os scanners digitais. Os líquidos utilizados para revelar as radiografias, de forma tradicional, possuem diversos componentes químicos. Dessa forma, os líquidos podem ser prejudiciais ao meio ambiente, poluindo a água e o solo. Por isso, os materiais exigem uma forma especial de descarte. Com a radiografia digital isso acaba. Uma vez usado e scanneado, o sensor pode ser reaproveitado outras vezes.

Controle digital da entrada e saída de materiais da esterilização

A preocupação com a qualidade dos atendimentos realizados no Unilavras é presente ao longo dos 35 anos do curso de Odontologia da Instituição. Pensando nisso, em 2020 foi implantado um moderno sistema de controle na Central de Material Esterilizados (CME).

Após os atendimentos realizados nas clínicas, os instrumentais são lavados, embalados e entregues à CME. Neste local é feito todo o processo de esterilização. Com a implantação do novo software e de novos equipamentos, é possível um controle ainda maior de todo processo. O controle biométrico e uma etiqueta com QR CODE impressa é colada em cada pacote entregue pelo aluno permitem a rastreabilidade de todo processo de esterilização.

Embora pareça ser uma expressão difícil, rastreabilidade é o controle de todos os passos por onde esse material passou. Ou seja, é possível saber quem entregou o material, quem o foi funcionário responsável pelo recebimento, a data e horário que o material foi esterilizado, em qual autoclave foi feita a esterilização, data e o hora que o material foi entregue estéril e, novamente ao aluno para um novo uso. À essas vantagens se soma o menor tempo gasto para entrega e retirada dos materiais. Ou seja, sobra mais tempo para o atendimento aos nossos pacientes.