Espaço de pessoas transexuais no meio acadêmico foi tema de mesa-redonda no Unilavras

A quarta-feira (18) foi de debate inclusivo no Unilavras. Com a participação da professora Kesley Carvalho e do estudante de Letras Theodoro Gomes, o Projeto Paideia, do curso de Direito do Unilavras, trouxe uma mesa-redonda para falar sobre “O espaço das pessoas transexuais no meio acadêmico”. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube do Unilavras e está disponível para ser assistido aqui.

Kesley e Theodoro são pessoas transexuais e puderam compartilhar com os participantes suas experiências relacionadas à educação e seus espaços. Os alunos do curso de Direito, e mediadores da mesa-redonda, Juliana e Rodrigo, deram destaque à história de vida dos convidados e aproveitaram para iniciar algumas discussões pertinentes ao tema. Em uma de suas falas, Kesley aguçou a memória de todos ao fazer uma pergunta relacionada ao convívio de todos: quantos trans na faculdade nós conhecemos?

O Brasil tem números alarmantes sobre a morte de travestis e transexuais. E eventos como o promovido pelo Paideia são uma oportunidade para que mais pessoas compreendam o quanto é importante a manutenção dos Direitos Humanos e o respeito às pessoas da letra T da sigla LGBTQIA+. O nome social, por exemplo, é um direito que deve ser respeito por todos, assim como a opção pelo uso do banheiro de acordo com o gênero com que a pessoa se identifica. Saúde, saúde mental e os caminhos para que a educação seja cada vez mais inclusiva também foram destaque durante o evento.