Dê aos alimentos o sentido que eles merecem ter

Por Júlia Marinho, professora do curso de Gastronomia do Unilavras

 

Se eu te perguntasse o que é uma alimentação adequada, tenho certeza de que você tiraria de letra. Ou seja, comer mais frutas, beber muita água, incluir legumes e verduras nas refeições, evitar excesso de gorduras e açúcar… fácil, não é? E você coloca tudo isso em prática no seu dia a dia?

Em um mundo no qual a ciência progrediu tanto em suas descobertas e as pessoas têm cada vez mais acesso a informações, podemos nos questionar por que não caminhamos para uma redução nas estatísticas mundiais de doenças crônicas. O fato é que vivemos em uma época em que muitas pessoas sofrem uma relação conturbada com seu corpo. Assim, elas travam batalhas caóticas com a alimentação – o que pode ser a raiz destes e de muitos outros problemas de saúde.

Nesse sentido, na busca pelo corpo perfeito de forma imediatista, valem as opções mais malucas: dieta da lua, do ovo, da sopa, do jejum, dos shakes e muitas outras. Assim, a batalha com a comida, esta relação passa a ser de amor e ódio! Ao mesmo tempo em que se tem prazer ao comer seus alimentos preferidos (e muitas vezes vistos como “proibidos”), as pessoas são tomadas pela raiva e pela culpa ao subir na balança logo depois. E em uma sociedade em que tantas pessoas sofrem com a fome, comidas passam até mesmo a ser chamadas de “lixo”.

 

Nunca se esqueça: comida não é lixo!

 

Comida é a incrível fonte de todas as nossas energias e nutrientes. Ela apresenta inúmeros outros significados, sejam eles emocionais, culturais, políticos, sociais, religiosos… e é uma das nossas maiores fontes de prazer!

Nossa vida é recheada de eventos sociais, momentos festivos, rotina agitada, memórias afetivas. Com tantos significados que os alimentos nos oferecem, alguns drinks para comemorar uma promoção, um bolo de fubá quentinho da vovó num dia chuvoso, ou uma lasanha aos domingos em família podem sim fazer parte de uma vida equilibrada. O problema está no excesso, como tudo na vida. Observe o todo da sua alimentação, sempre priorize bons alimentos e tenha em mente seus objetivos (de saúde ou estéticos). Você tem o poder de escolha!

E nunca se esqueça: dê aos alimentos o sentido que eles merecem ter. Não se engorda ou se adoece baseado em um dia, uma refeição, ou um evento. É possível comer um chocolate de sobremesa, mas também adicionar alface e tomate no prato do almoço. Assim também você pode jantar pizza às vezes, mas também pode comer mais frutas ao longo do dia. O segredo é o equilíbrio, basta observar em perspectiva.

Então vamos fazer o básico: mantenha uma rotina adequada, durma bem, procure se manter ativo, evite o estresse e tenha uma boa relação com a comida. Parece difícil? Coloque sua saúde como prioridade! E, claro, inicie a sua jornada para fazer as pazes com a alimentação!

 

A alimentação é a base de tudo em nossas vidas, mas é preciso ter equilíbrio! No curso de Gastronomia você vai poder compreender mais sobre a importância de cada um dos alimentos!