Professora e aluna do Unilavras publicam artigo sobre ISTs

Qual o seu grau de conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)? Essa foi a pergunta que norteou a pesquisa de Iniciação Científica da aluna Lara Evangelista Orlandi e da professora Natalia Galvão Garcia. Ambas são do curso de Odontologia do Unilavras e tiveram o resultado da IC publicado em uma revista científica da área. A pesquisa foi desenvolvida entre 2020 e 2021 e é fruto de uma bolsa financiada pelo PIBIC/Unilavras.

O Brasil tem apresentado número alarmantes sobre o aumento das ISTs. E este foi um dos pontos de foco da pesquisa de Lara e Natalia. As duas pesquisadoras buscaram avaliar o grau de conhecimento dos jovens universitários sobre as ISTs. A pesquisa foi feita com o uso de um formulário on-line e, ao final de cada resposta, eram disponibilizados uma cartilha e um infográfico sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. 154 universitários, com idades entre 18 e 29 anos, de todo o país, participaram da pesquisa.

Os dados apresentaram falta de conhecimento, por parte dos respondentes, sobre as formas de transmissão indiretas dessas doenças, como o uso compartilhado de agulhas, saliva e outros tipos de contágio. Assim também foi observada uma falta de conhecimento sobre algumas formas de manifestação clínica, e algumas ISTs. Outro dado apresentado e que é preocupante trata do uso de preservativos. Além de gravidez, os preservativos previnem as ISTs. De acordo com Natalia, a maior parte dos respondentes não utiliza o método contraceptivo e possui uma grande rotatividade de parceiros sexuais.

Outra informação pertinente sobre a pesquisa e os questionários: grande maioria dos universitários disseram que gostariam de receber mais informações sobre o assunto. Para Natalia, a pesquisa pode ajudar a compreender melhor o comportamento dos jovens. E com isso, “é possível ter uma taxa de cura maior, quando não tratamos estas doenças como tabus”, comenta.